Notícias

Alerta da Marinha do Brasil de mal tempo segue até terça-feira no Litoral do Paraná

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) emitiu alerta sobre a formação de ondas de 3 a 5 metros na área costeira do Paraná. Na área oceânica, estão previstos ventos fortes, com rajadas entre 50 e 60 km/hora, ocasionando mar revolto com ondas de até 5 metros.

O alerta da Marinha será válido até o próximo sábado (12), e prevê, ainda ressaca entre as cidades de Laguna (SC) e Arraial do Cabo (RJ), com ondas de 2,5 a 3,5 metros.

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) alerta a todos os navegadores e condutores de embarcações menores, como as de pesca, para que evitem a navegação nestas áreas, em virtude das ondas e do vento.

A Capitania lembra sobre a importância de todos cumprirem as normas de segurança e possuírem todos os itens de salvatagem, como coletes salva-vidas, boias e sinalizadores, além de manterem equipamentos de comunicação em ordem e informarem sobre seus destinos e o percurso que farão antes de saírem com suas embarcações.

Desde ontem, sexta-feira, sistemas meteorológicos (presenças de um ciclone extratropical e de um anticiclone) posicionados sobre o Oceano Atlântico, favorecem a formação de uma pista de vento moderada a forte do oceano para o continente.

Por isso no período de 10 a 15 de agosto (até terça-feira), o Litoral paranaense deve enfrentar ondas significativas, oscilando entre 2 e 3 metros nas praias, contudo a constância do vento também deve provocar o avanço do mar sobre os balneários.

No alto-mar, as ondas serão muito mais altas. Por isso há condição para muita agitação marítima e também ressaca.

 

Fonte: SIMEPAR e Capitania dos Portos do Paraná