Notícias

Atenção motoristas!!! Inverno aumenta neblina nas rodovias do Litoral do Paraná

Camera23-2015-7-23-10h-24m-620x422

Imagem da câmera da Concessionária Ecovia na manhã desta quinta-feira (23)

Os motoristas que vêm de Curitiba em direção ao Litoral durante o inverno geralmente encontram vários pontos com formação da neblina. A advertência é da Ecovia, concessionária da BR-277, mas o fenômeno é idêntico na BR-376, administrada pela Litoral Sul.

A Ecovia destaca que “as regiões de São José dos Pinhais e Serra do Mar são as que registram a maior ocorrência do fenômeno devido às diferenças de altitudes”. O mesmo acontece no outro acesso, principalmente no trecho que corta a parte serrana do município de Guaratuba.

De acordo com a Simepar, o fenômeno ocorre quando há condensação de água evaporada, ou seja, água que estava no ar e volta para o estado líquido devido à baixa das temperaturas que ocorrem durante a noite. “Com o aparecimento da neblina em estradas como a BR-277, a visibilidade fica reduzida pelo que o motorista deve ficar mais atento”, explica Marcelo Belão, gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovia.

Para aumentar a segurança viária, os motoristas devem fazer a utilização de farol baixo ou do farol de neblina. Esse último equipamento serve para fazer a iluminação do pavimento logo à frente do veículo, uma vez que ele fica o mais próximo possível do solo. Entretanto, o uso do farol de neblina deve ser feito de maneira comedida, em situações onde a neblina é densa e forte, porque ele pode causar problemas, quando utilizado em excesso. “Ofuscamento de retrovisores e incômodo aos condutores e usuários são problemas corriqueiros, tanto no mesmo sentido quanto no sentido inverso ao do motorista. Ou seja, o seu uso deve-se somente em casos de neblina ou chuva forte”, conclui Belão.

Com informações e imagem da Concessionária Ecovia / Correio do Litoral