Notícias

Capitania dos Portos do Paraná abre inscrições para Curso de Formação de Aquaviários

Estão abertas as inscrições para o Exame de Seleção para o Curso de Formação de Aquaviários – Moço de Convés (CFAQ-1 C) –, promovido pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR). As inscrições poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, no Grupo de Atendimento ao Público, localizado na sede da CPPR, situada à Rua Benjamin Constant, 707. O prazo para inscrição terminará no dia 27 de março. 

Para se inscrever, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado; ser maior de 18 anos; ter concluído o Ensino Fundamental; apresentar atestado médico com validade de até um ano que comprove seu bom estado de saúde física e mental, bem como boas condições auditivas e visuais; apresentar documentos de identidade e CPF e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 8,00 (oito reais). 

Além destes requisitos será necessário apresentar carta de recomendação de empresa ou entidade representativa da Comunidade Marítima. O modelo da carta estará disponível no site da CPPR (www.cppr.mar.mil.br), no link Ensino Profissional Marítimo. 
O Exame de Seleção será dividido em duas etapas. A primeira será constituída de prova escrita, nas disciplinas de Português e Matemática. Os candidatos aprovados na primeira fase serão submetidos a teste físico, composto de provas de natação e de permanência flutuando. 

O Curso de Formação terá início dia 03 de junho e se estenderá até o dia 27 de janeiro de 2014, com aulas em período integral. Durante o curso, serão oferecidas aulas teóricas (entre junho e setembro de 2013) e práticas, na forma de estágio, a bordo de embarcações. 

Entre as disciplinas oferecidas estão: Noções de Meteorologia, Arquitetura Naval, Manuseio e Estivagem de Carga, Legislação Marítima e Ambiental, Inglês Técnico Marítimo, Segurança do Trabalho, Operador de Fonia, Sistemas Elétricos Marítimos e Prevenção e Combate a Incêndio. 

Ao concluírem o Curso de Formação de Aquaviários, os novos profissionais estão habilitados para exercer suas atividades em diversas embarcações, como rebocadores, balsas, navios cargueiros, de transporte de passageiros, entre outros. 

Outras informações poderão ser obtidas no site da CPPR: www.cppr.mar.mil.br ou diretamente na sede da Capitania, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30.


1T (RM2-T) Kelly Cristhine Frizzo
Oficial de Comunicação Social
Capitania dos Portos do Paraná