Notícias

Copel troca lâmpadas antigas por iluminação eficiente em 50 mil casas

Um projeto de eficiência energética da Copel vai substituir lâmpadas antigas por kits de iluminação eficiente em 50 mil domicílios de baixa renda no Paraná, sem custos para os consumidores. A Copel vai investir R$ 28,6 milhões no projeto, iniciado em setembro e com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016.

A iniciativa prevê a troca de 150 mil lâmpadas. Cada família vai entregar três lâmpadas incandescentes e receber duas fluorescentes e uma LED. Além de melhorar a qualidade da iluminação, o kit eficiente reduz o consumo de energia em até 80% em comparação com as lâmpadas incandescentes convencionais, que já deixaram de ser fabricadas.

MAPEAMENTO

Mais do que substituir lâmpadas, o projeto faz um mapeamento do uso da energia. Para definir as famílias beneficiadas, a Copel desenvolve um trabalho de diagnóstico do uso de energia, identificando as regiões com presença do maior número de consumidores com equipamentos com alto índice de desperdício de energia. O programa também prevê a realização de palestras para orientar os consumidores sobre o uso racional da eletricidade.

Além das 150 mil lâmpadas nesta edição do projeto, até o próximo ano a Copel substituirá ainda 12 mil refrigeradores e 10 mil chuveiros por equipamentos novos, que apresentam perdas mínimas de energia. Nos últimos anos, a Companhia investiu R$ 124 milhões nos programa de eficiência energética em benefício de 430 mil famílias de baixa renda. Foram substituídos no período 1,2 milhão de lâmpadas, 68,9 mil refrigeradores e 41 mil chuveiros

 

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias