Notícias

Dicas de beleza:13 erros comuns de maquiagem que é possível evitar

Na maquiagem, muito do que se faz é fruto das nossas preferências e conhecimento. E existem técnicas que se aperfeiçoam ao passar dos tempos e a gente acaba nem ficando sabendo e assim vamos fazendo sempre a mesma coisa, dia após dia. Por isso, é bacana conferir alguns desses costumes e reavaliar a forma como você se maquia para o dia a dia ou para eventos especiais. Afinal, aprender nunca é demais.

  1. Usar lápis de olho no lugar do lápis de sobrancelha. O lápis de olho em geral é preto ou grafite muito escuro e confere um efeito artificial à sobrancelha. Para corrigir falhas, use uma sombra em um tom parecido com a cor da sua sobrancelha natural ou um lápis de sobrancelha e não aplique demais.
  2. Comprar base e corretivo na cor errada. Teste o corretivo e a base no seu rosto e no seu pescoço na hora de comprar e veja se o produto “some” na sua pele. Tome cuidado para não comprar muito mais claro que sua pele ou mais escuro. Também é válido se atentar aos tons, se sua pele é mais rosada, amarelada e assim por diante. Se você está bronzeada, o ideal é que a base no rosto esteja de acordo com o tom da sua pele no corpo, por isso, no verão é comum ter que usar uma base um pouco mais escura.
  3. Passar pó demais e esquecer o hidratante. Hidratar a pele é muito importante para manter o aspecto natural e bonito no make. Se você não hidrata e ainda aplica um monte de pó por cima, o efeito fica pesado e ainda destaca as linhas de expressão. Portanto, sempre hidrate a pele antes do make e passe pó apenas nas áreas mais oleosas, como testa e nariz.
  4. Deixar os cílios grudados demais com rímel. Na hora de aplicar a máscara de cílios tome cuidado para não deixá-los muito grudados e cheios de pelotinhas do produto. Procure favorecer um olhar mais natural, penteando os cílios normalmente, em vez de fazer o famoso “zigue-zague” ao aplicar o produto. Deixar os cílios grudarem um pouco é o ideal, mas evite gruda-los demais a ponto de ficar com apenas 5 fios grossos em destaque. Grude apenas o suficiente para ficar natural.
  5. Esquecer a hidratação dos lábios. Evite aplicar batom (especialmente os secos e mate) em lábios ressecados ou com rachaduras, pois o resultado é um efeito grosseiro e você ainda pode acabar prejudicando seus lábios. Aposte nos balms labiais pelo menos uns 10 minutos antes de passar sua maquiagem.
  6. Não esfumar o suficiente. Esfumar é a palavra-chave para deixar sua maquiagem profissional. Não se deixe levar pela vontade de deixar tudo super marcado. Para conquistar um efeito de maquiagem profissional mesmo, não economize no esfumado. Esfume os contornos, esfume o lápis de olho, esfume muito bem as sombras, especialmente as que vão após o côncavo. Esfumar é sucesso!
  7. Pesar a mão no blush. Esse “erro” pode ser muitas vezes intencional. Se você gosta de blush marcado, não tem problema, mas se você quer um make com acabamento mais profissional, o ideal é aplicar apenas o suficiente e na área certa: as maçãs do rosto. Procure não confundir bronzer com blush e não o aplique subindo demais até acima das maçãs. De dia, o ideal é usar blush sem brilho, à noite, pode se jogar nos iluminados!
  8. Aplicar batom escuro torto. Para evitar esse problema que fica tão evidente nas fotos, use um pincel de aplicar batom e só depois preencha usando a bala do batom. Passar batom escuro como vermelhão ou vinho diretamente sem ajuda de um pincel ou sem um delineador de lábios antes é chance certa de deixar sua boca com alguns traços tortos.
  9. Usar maquiagem vencida. Pode parecer algo inofensivo, mas aquela maquiagem que está ali vencida há um ano pode ser uma verdadeira colônia de fungos prontos para danificar sua pele. Se você preza pela saúde da sua pele e quer mantê-la bonita, jogue fora os makes vencidos e evite comprar produtos demais, assim você não terá chance de deixar eles vencerem antes de usá-los.
  10. Não usar uma sombra intermediária no esfumado preto. Geralmente as sombras pretas são difíceis de esfumar e não conferem um efeito natural diretamente na pele. E é por isso que maquiadores profissionais aplicam sempre uma camada de sombra marrom após o côncavo, entre o iluminado da sobrancelha e a pálpebra móvel onde a maior concentração de sombra preta estará. Acredite, usar essa sombra intermediária faz muita diferença e esse passo não deve ser pulado nos esfumados escuros.
  11. Aplicar corretivo antes da base. Pode até ser uma questão de preferência, mas se você aplicar a base primeiro, você usará corretivo apenas nos pontos que a base não cobriu. Por outro lado, se você aplica o corretivo primeiro, corre o risco de exagerar usando muito produto desnecessariamente. Ao usar corretivo para esconder as olheiras, aplique-o em forma de triângulo invertido (e não em formato de lua), assim você não corre o risco de ficar com as olheiras aparentes ao longo do dia.
  12. Nunca lavar os pinceis. Esse erro é muito comum e pode deixar sua pele oleosa, além de prejudicar o acabamento do make. Lave seus pinceis sempre que possível, principalmente aqueles que você usa com produtos líquidos.
  13. Usar apenas lápis de olho na linha d’água. O lápis de olho nessa região diminui os olhos e pode causar um efeito geral estranho principalmente se você não estiver com o rosto todo maquiado. Se você quer optar por algo simples, apenas delineie levemente os cílios superiores, aplique rímel e um batom. É melhor do que aplicar apenas um lápis preto e batom. Experimente e comprove.

Fonte:Dicas de Mulher