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Dicas de Saúde:9 dicas que vão te fazer sentir menos fome ao longo do dia

Se você é do tipo que mal acabou de almoçar e já está novamente com fome, pode ser um sinal de que você não consumiu todos os ingredientes necessários ao bom funcionamento do organismo.

Sentir fome o tempo todo pode ser consequência de maus hábitos alimentares ou de um estilo de vida pouco saudável. O resultado é que essa situação leva ao consumo de mais comida ao longo do dia e, consequentemente, ao aumento de peso, além de possíveis malefícios à saúde.

A dica para acabar com isso é apostar nos alimentos certos e buscar mais controle emocional. Veja mais algumas dicas:

1. Beber mais água

Muitas vezes pensamos que estamos com fome, quando, na realidade, estamos com sede. Isso ocorre porque a desidratação pode ter os mesmos “sintomas” do apetite e a mesma região do cérebro é responsável por ambas as sensações, o que faz com que haja essa confusão.

2. Dormir melhor

A insônia ou as noites de pouco sono aumentam os níveis de grelina, o que te faz sentir fome o tempo todo, e reduzem os níveis de leptina, o hormônio que se encarrega de fazer você sentir-se saciado. Quando você não dorme bem o suficiente, o corpo “pede” por alimentos para compensá-lo, como doces e farinha.

3. Evitar açúcar

Os doces não são saudáveis e contêm muitas calorias. Além disso, eles enchem o estômago apenas por um curto período de tempo. Os carboidratos encontrados em doces e biscoitos causam um aumento no açúcar no sangue, que mais tarde cairá consideravelmente, fazendo surgir a vontade de comer novamente.

4. Relaxar!

Os níveis de estresse desencadeiam a produção de adrenalina e cortisol, causando os mesmos efeitos que acompanham a insônia: você não se sente cheia depois de comer. Esses hormônios são responsáveis por aumentar seu apetite, mesmo depois do almoço ou jantar.

5. Ter bons hábitos alimentares

Não consumir proteína suficiente no almoço, não comer a quantidade adequada de gorduras saudáveis, ou pular refeições, faz com que o estômago fique “pedindo” mais comida. Outros hábitos que influenciam são o consumo excessivo de álcool, que desidrata, e comer muito rápido, o que faz com que o cérebro não receba o sinal de saciedade.

6. Comer mais vezes por dia

Não se trata de comer sem controle, mas sim de se alimentar de forma inteligente. Em vez de comer muito três vezes por dia, a opção mais saudável é comer de cinco a seis refeições menores por dia: café da manhã, meio da manhã, almoço, lanche, fim de tarde e jantar. Nas refeições adicionais, a dica é escolher itens leves como frutas, iogurte com granola ou um smoothie.

7. Ter um bom café da manhã

A primeira refeição do dia deve manter seu apetite saciado durante muitas horas. Por isso não é uma boa ideia tomar o café enquanto se arruma ou a caminho do trabalho. Tenha tempo para tomar um bom café da manhã, com proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos. Dessa forma, você evitará picos de insulina no sangue e você terá energia no início do dia.

8. Aumentar o consumo de fibras

Outra estratégia para não sentir fome o tempo todo é aumentar o consumo de fibras, nutriente que ajuda a nos deixar mais satisfeitos e com a energia necessária para enfrentar o dia. A quantidade diária indicada é de 20 g, que equivale a dois pedaços de fruta, ou duas porções de legumes, ou arroz, ou pão, ou macarrão.

9. Beber chá verde

A bebida tem muitas propriedades que ajudam a evitar a sensação de fome constante, além de queimar gorduras. Se tomar ainda quente, o estômago se sentirá saciado. Se optar por beber frio, ajudará a combater a desidratação, que pode ser confundida com a fome.

Compreender as causas do seu apetite é o primeiro passo para enfrentar essa sensação constante de fome. Saber a forma certa de se alimentar e escolher os itens corretos para as refeições irá ajudar a combater o problema.

 

 

Fonte:Dicas de Mulher