Notícias

Dicas de Saúde:Por que estou sempre irritada? 7 motivos que podem explicar a sua falta de paciência

Todas nós já passamos por um daqueles dias em que nada parece dar certo. É tanta coisa dando errado em casa, no trabalho e no relacionamento que a gente se sente extremamente irritada, sem a menor paciência para pequenos problemas do dia a dia.

Isso acontece porque, nessas situações, já estamos no nosso limite – aí, até mesmo uma senhorinha que fura a fila da padaria sem querer pode ser o suficiente para nos fazer estourar de vez.

Contudo, ficar mal-humorada de vez em quando é diferente de estar irritada o tempo todo. Essa sensação atrapalha nossa produtividade e nossos relacionamentos, impedindo que possamos aproveitar os momentos bons. Isso sem falar, é claro, que o mau humor afeta nossa saúde física também.

Se esse é o seu caso, aqui estão 7 motivos que podem ser a causa de todo esse mau humor e também algumas dicas de como superar esse problema:

1. Alguma coisa está te incomodando

Às vezes, o mau humor que parece surgir absolutamente do além tem sim um motivo, mas ele está um pouco escondido e nós não conseguimos identificá-lo em um primeiro momento. A maior parte das pessoas tem dificuldades para entender exatamente o que elas estão sentindo e como expressar o problema da melhor maneira. O resultado disso é uma onda de mau humor sem explicação aparente.

Nesse caso, uma boa ideia para entender o que se passa em seu interior é conversar com uma amiga de confiança, ou mesmo a sua mãe, até que você se sinta melhor, sem ficar tentando encontrar uma lógica para os seus sentimentos.

2. Você está com fome ou fez refeições inadequadas

A irritação que atinge algumas pessoas quando elas sentem fome não é frescura. Inclusive, ela pode acontecer mesmo depois de você ter comido caso a sua refeição não tenha sido muito saudável.

Alimentos ultraprocessados ou ricos em açúcar podem enganar a fome em um primeiro momento, mas eles não oferecem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo e da mente.

Além disso, esses alimentos podem causar pico glicêmico, que eleva a insulina no sangue e faz com que sintamos fome de novo pouco tempo depois de comer – e deixando você irritada. A dica, nesse caso, é dar preferência a alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas e minerais, deixando os industrializados de lado.

3. Você está dormindo pouco

Quando estamos em privação de sono, nossa mente não tem a energia suficiente para lidar com os problemas e as pessoas em geral. Com isso, é bem fácil ficar de pavio curto e explodir diante de situações que talvez não fossem tão graves assim.

É durante o sono que nosso corpo consegue se revigorar tanto fisicamente quanto emocionalmente, por isso é essencial dormir entre 7 a 8 horas por noite.

4. Você está acordando na hora errada

A maioria de nós precisa acordar cedo e cumprir nossas obrigações de trabalho e estudo em horário comercial, pois é assim que a maior parte da sociedade funciona. Apesar disso, nem todo mundo tem o mesmo relógio biológico, e a causa do seu mau humor constante pode estar na hora em que você acorda.

Pessoas vespertinas ou noturnas podem se sentir muito irritadas pela manhã, ficando improdutivas, desconcentradas e mal-humoradas. Se esse é o seu caso, a solução ideal seria ajustar sua rotina para poder dormir e acordar um pouco mais tarde.

Porém, essa não é a realidade da maior parte das pessoas. Nesse caso, só resta tentar dormir mais cedo e encontrar um hábito matinal que ajude você a ficar mais centrada, como praticar alguns minutos de meditação.

5. Você é uma pessoa introvertida ou muito sensível ao ambiente

Pessoas introvertidas ou muito sensíveis aos estímulos do ambiente, como luzes e sons, têm algo em comum: sua energia simplesmente se esgota se elas tiverem que interagir com muitas pessoas ou permanecer em um local muito agitado. Como resultado, elas ficam sem a menor paciência e se sentem irritadas.

Se esse é o seu caso, procure encontrar pequenas brechas na sua rotina para ficar sozinha por alguns minutos, colocar seus pensamentos em ordem e recuperar sua energia física e mental.

6. Sua respiração está desequilibrada

Respirar é algo tão automático que às vezes nos esquecemos de que existem diferentes formas de fazê-lo. Quando estamos estressadas e ansiosas, por exemplo, a tendência é expirar por mais tempo do que inspiramos, causando um desequilíbrio.

Manter a entrada e a saída de ar com a mesma duração ajuda a tranquilizar a mente e as emoções, reduzindo a irritabilidade. Por isso, em situações de estresse, lembre-se de prestar atenção em sua respiração.

7. Suas articulações estão travadas

Além de problemas de saúde como artrite e artrose, a falta de exercícios físicos, uma alimentação inadequada, a desidratação e as emoções reprimidas podem deixar suas articulações mais rígidas.

Esse sintoma é resultado de processos inflamatórios nessas regiões do corpo, que acabam afetando também nossa saúde mental. Por isso, práticas como alongamento e yoga costumam ser benéficas para acalmar nossas emoções.

Seja paciente com você mesma: todas nós temos dias ruins, e às vezes é praticamente impossível manter um sorriso no rosto o tempo todo. Respire, dê tempo ao tempo, tente se afastar um pouco da fonte de irritação e siga em frente.

Se nada disso resolver, é importante buscar ajuda profissional com um médico ou psicólogo. Algumas vezes, o mau humor crônico pode na verdade ser distimia, uma doença psiquiátrica que deve ser tratada.

 

 

Fonte:Dicas de Mulher