Notícias

Eleições 2018: Mais de 1.200 mesários são convocados pela Justiça Eleitoral em Paranaguá

O mesário é o cidadão nomeado para compor as mesas receptoras de votos e de justificativas no dia das eleições. Neste ano, mais de 1.200 mesários foram convocados pela Justiça Eleitoral, deste total cerca de 400 são mesários voluntários.

Com o objetivo de promover a participação popular no processo eleitoral, a Justiça Eleitoral se vale de cidadãos convocados e voluntários para ajudar e fiscalizar os trabalhos. O nosso departamento de jornalismo conversou com Sérgio Paulo Kawka, chefe do cartório eleitoral de Paranaguá, sobre este assunto. Acompanhe:

 

O chefe do cartório eleitoral, Sérgio Paulo Kawka, enfatiza que os mesários são convocados pelo juiz eleitoral, seguindo critérios definidos em lei, maiores de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral. O chefe de cartório destaca as principais vantagens de ser um mesário, que é um ato de cidadania, pois contribui para o processo eleitoral democrático:

 

Participar de uma eleição como mesário é a chance que muitos brasileiros têm de se envolver diretamente no processo democrático de escolha dos novos representantes do País. O chefe do cartório eleitoral, Sérgio Paulo Kawka, informou que ainda há vagas disponíveis para trabalhar voluntariamente na eleição deste ano:

 

Nós queremos agradecer a disponibilidade do Sérgio Paulo Kawka, chefe do cartório eleitoral aqui de Paranaguá, em atender o nosso departamento de jornalismo, para que pudéssemos realizar essa série de reportagens sobre as eleições 2018. Obrigado Sérgio:

 

Quem tiver interesse em ser mesário pode fazer a solicitação através do site do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) no link “mesário voluntário”, ou diretamente no Fórum Eleitoral de Paranaguá, que fica na Rua Odilon Mader, no bairro Jardim Alvorada.