Notícias

Governo do Estado lança programas que ajudam a economizar energia e beneficiam as APAEs do Paraná

eletro2Os clientes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) poderão, a partir de 1º de julho, substituir a geladeira ou freezer antigo por um novo com desconto de 45% no preço do eletrodoméstico. Essa medida faz parte do programa “Lar Eficiente”, que visa ajudar a população a economizar com energia, e foi lançado nesta quarta-feira (24) pelo governador Beto Richa e pelo presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna.

O governador lançou, ainda, os projetos “Luz na Escola”, que também irá contribuir para a redução da despesa com energia, e o “Fatura Solidária”, que destinará recursos para entidades sociais em troca da adesão, pelo consumidor, à fatura por e-mail.

O projeto “Luz na Escola” vai substituir a iluminação de 393 escolas estaduais por lâmpadas fluorescentes tubulares ou compactas, contribuindo para reduzir a despesa com energia. As escolas beneficiadas são indicadas com critério de seleção pela Secretaria da Educação do Paraná em conjunto com os Núcleos Regionais de Educação.

Já o “Lar Eficiente” integra o Programa de Eficiência Energética, aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para incentivar medidas que promovam a eficiência e o combate ao desperdício de energia elétrica. Com o programa, a venda dos eletrodomésticos com 45% de desconto será feita, a partir de 1º de julho, em todo o Paraná pelas Lojas Colombo, empresa vencedora da licitação da companhia. O projeto é destinado aos consumidores residenciais, tanto da área urbana como da rural, nos municípios atendidos pela Copel. Para participar, é preciso estar com a conta de luz em dia, possuir um refrigerador ou freezer com mais de cinco anos de uso e que esteja funcionando, entregar um conjunto de cinco lâmpadas incandescentes e pagar o valor de um real. É preciso, também, entregar o equipamento antigo. Assim, o consumidor pode comprar um refrigerador ou freezer com desconto e receber o kit de lâmpadas novas. São 12 mil eletrodomésticos, entre refrigeradores e freezers, e 18 mil kits de iluminação, formado por quatro lâmpadas fluorescentes compactas de 15 watts e uma lâmpada led de nove watts e meio.

Cada consumidor tem direito à substituição de um eletrodoméstico por imóvel. A escolha do novo refrigerador ou freezer segue regras para garantir que o eletrodoméstico adquirido seja equivalente ao antigo. Todos os refrigeradores e freezers recolhidos serão destinados a um processo de reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

“Fatura Solidária”

A Copel tem quatro milhões e trezentas mil unidades consumidoras e diariamente milhares de faturas são impressas. De acordo com a empresa, o projeto “Fatura Solidária” incentiva o consumidor paranaense a trocar a conta de luz impressa por sustentabilidade e, ainda, ajudar uma instituição social. A cada adesão, a Copel vai destinar recursos às Apaes do Estado. Para participar do “Fatura Solidária”, o cidadão acessa a agência virtual da Copel e faz o cadastro para aderir à fatura por e-mail. Ao deixar de receber a conta de luz impressa, ele pode escolher uma Apae, que receberá R$ 1,00 da Copel para cada adesão feita à fatura por e-mail.  O programa permite ao consumidor escolher a entidade beneficiada, que pode ser uma que ele conheça ou da região em que ele more.

Com informações da Agência Estadual de Notícias