Notícias

Guaratuba e Pontal do Paraná fazem hoje o Dia D de vacinação contra a febre amarela

A Prefeitura de Guaratuba promove hoje o Dia D de vacinação contra a Febre Amarela com todas as Unidades Básicas de Saúde da área urbana e na Unidade da Vigilância Epidemiológica (próximo ao Corpo de Bombeiros) abertas para a aplicação da dose da vacina, das 8h às 17h.

Equipes volantes poderão fazer a vacinação em estabelecimentos comerciais, igrejas, clubes e marinas, Para solicitar o serviço, deve entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde de Guaratuba, no telefone 3472-8789.

Todas as pessoas com idade entre 9 meses e 60 anos incompletos devem tomar uma única dose da vacina. Gestantes, mulheres que estão amamentando e idosos acima de 60 anos deverão comparecer a Unidade de Saúde para avaliação e só serão vacinados se houver indicação médica.

Quem está dentro do público-alvo, mas não sabe se já foi vacinada e/ou tenha perdido a carteira de vacinação, deve tomar a vacina.

E em Pontal do Paraná, as Unidades Básicas de Saúde de Praia de Leste, Ipanema, Shangri-lá, Pontal do Sul e a Tenda da Saúde em Ipanema, estarão atendendo hoje a população que deseja se vacinar contra a Febre Amarela, das 8h às 17h.

A febre amarela é uma doença infecciosa viral que se manifesta por febre alta, calafrios, cansaço, dor no corpo, náuseas e vômito. Os casos mais graves são mais raros, incluindo insuficiência renal e hepática e manifestações hemorrágicas.

Além da vacinação, outro cuidado importante é evitar a proliferação do mosquito evitando qualquer forma de água parada, fazer a limpeza periódica das calhas, manter pratinhos e vasos de plantas com areia, não jogar lixo em terreno baldio, manter a caixa d’água sempre fechada e manter os quintais e entorno da residência limpos.