Notícias

Hemepar Paranaguá necessita de doadores de qualquer tipo sanguíneo nesta época do ano

Doar sangue é um ato altruísta e de solidariedade. A doação é 100% voluntária e pode beneficiar qualquer pessoa. Doe sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você. Uma doação pode beneficiar até 4 pessoas. Procure a UCT- Paranaguá para se tornar um doador regular, independentemente de quem estiver precisando.

No Rede Notícias de hoje, 2, foi ao ar uma reportagem gravada com a Nádia Cristina Tadra, Assistente Social do banco de sangue de Paranaguá, que falou da importância de fazer a doação de sangue nesta época do ano. Acompanhe a entrevista, que foi dividida em três partes:

 

Você pode ir até o Hemepar doar sangue individualmente ou através de campanhas de doação, que são muito importantes para aumentar o estoque de sangue dos Hospitais, entretanto, quando se tratar de doações em grupo é necessário entrar em contato com a UCT para agendamento, todos os doadores são atendidos por ordem de chegada, entretanto, o agendamento prévio, evita que venham muitas pessoas em um mesmo momento, dificultando o atendimento. Antes de comparecer na UCT-Paranaguá para fazer sua doação observe as orientações abaixo:

  • Ter idade entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem ir acompanhado pelo pai ou mãe ou responsável legal);
  • Pesar no acima de 50 kg (será descontado roupa e calçado);
  • Estar alimentado e hidratado. Evite alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe).

 

EXISTEM IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS PARA DOAÇÃO:

  • Como uma Gripe, um resfriado; febre; diarréia; um tratamento dentário, uma cirurgia. Ter feito algum exame ou procedimentos como endoscopia, estar fazendo algum tratamento de saúde ou tomando algum medicamento ou vacina;
  • O período em que a mulher está gestante, o pós parto e a amamentação;
  • A Ingestão de bebida alcoólica;
  • A Tatuagem, o piercing e maquiagem definitiva;
  • Estas são algumas das situações citadas para exemplificar, tendo cada uma delas um tempo de impedimento que deve ser consultado.

 

EXISTEM TAMBEM OS IMPEDIMENTO DEFINITIVOS PARA DOAÇÃO COMO:

  • Ter passado por um quadro de hepatite viral após os 10 anos de idade;
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, entre outros.

*Ressaltamos que o candidato a doação, antes de vir fazer até a UCT pode verificar sobre os critérios e impedimentos no site do HEMEPAR-PR ou ligar no Banco de Sangue – UCT- Paranaguá fones 34206663 – 34206662. Todos os candidatos a doação passam sempre por triagem prévia.

INTERVALO ENTRE UMA DOAÇÃO E OUTRA:

     HOMENS – 2 meses (máximo de 4 doações no período de 1 ano).

     MULHERES – 3 meses (máximo de 3 doações no período de 1 ano).

Para doar você deve comparecer na Unidade de Coleta e Transfusão – UCT,      na Av. Gabriel de Lara, 657 fones: 34206663/6662.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. O telefone para contato é 3420-6663 ou 3420-6662.