Notícias

Outubro Rosa – Unidades de Saúde farão exames preventivos de mama e de câncer no colo do útero

Amanhã, dia 1º de Outubro, a Secretaria Municipal de Saúde lança a programação da cidade na Campanha Outubro Rosa, movimento nacional que tem por objetivo chamar a atenção para os cuidados com a saúde da mulher, em especial a realização de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama.

Durante o mês inteiro, os exames preventivos serão realizados em várias unidades de saúde da cidade. Alguns prédios públicos municipais terão a iluminação substituída por lâmpadas cor-de-rosa, chamando a atenção para a Campanha.

Em esquema de rodízio, as unidades de vários bairros estarão realizando gratuitamente os exames. No dia 24 de outubro, todas as unidades básicas de saúde ficarão abertas o dia todo para realização dos testes.

A enfermeira da Unidade de Referência à Saúde da Mulher de Paranaguá, Luciane Tavares, salienta que até junho, foram coletados 1.000 exames preventivos entre mulheres de 25 a 64 anos. A meta anual da Secretaria Municipal de Saúde é de 9 mil coletas. Por isso, a ação será intensificada durante o mês de Outubro.

Confira a programação do Outubro Rosa em Paranaguá:

Lançamento da Campanha: 1º de outubro – a partir das 8h às 09hrs – Dra Ana Luiza Varella – Câncer do colo do útero. Paranaguá Previdência.

09:00 às 10:00 horas – Dra Marcia keiko – SISCAN

10:00 às 10:20 horas – Coffee Break

10:20 às 11:10 horas – Instituto Peito Aberto

11:10 às 12:00 horas – Enfermeira Luciane – Dados do município de coleta de exame citopatológico e mamografia 2015, e óbitos de câncer de mama e útero 2014 e programação outubro rosa no município de Paranaguá.

02 de outubro – divulgação da campanha das 8:00 horas às 12:00 horas no terminal urbano de ônibus.

 

Unidade de Saúde Santos Dumont: dia 5 e dia 19 de outubro, realização de exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e de mamas. Testes realizados o dia todo.

Unidade de Saúde CAIC: dia 5 e dia 19 de outubro, realização de exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e de mamas. Testes realizados o dia todo.

Unidade de Saúde Rodrigo Gomes (Valadares): dia 13 e dia 26 de outubro, realização de exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e de mamas. Horário: das 8:00 horas às 12:00 horas e das 13:30 horas às 16:30 horas.

Unidade de Saúde Vila Guarani: dia 14 e dia 28 de outubro, realização de exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e de mamas. Testes realizados o dia todo.

Unidade de Jardim Iguaçu: dia 9 e dia 14 de outubro, realização de exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e de mamas. Testes realizados o dia todo.

Unidade de Saúde do Bangu: dias 5, 6, 13, 19, 20, 26 e 27 de outubro, realização de exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e de mamas. Horário: 13:30 horas às 17:30 horas.

Unidade de Saúde Vila Garcia: dia 13 e dia 20 de outubro, realização de exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e de mamas. Testes realizados o dia todo.

Centro de Referência à Saúde da Mulher (anexo ao CME, no Centro): dia 9 e 14 de outubro. Realização de exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e de mamas. Horário: 8:00 horas às 15:00 horas (inclusive durante o horário de almoço).

Unidade de Saúde de Alexandra: dia 9, 16 e 30 de outubro, realização de exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e de mamas. Testes realizados o dia todo.

Ilha do Mel – Encantadas: dia 20 de outubro, realização de exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e de mamas. Testes realizados o dia todo.

Ilha do Mel – Nova Brasília: dia 20 de outubro, realização de exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) e de mamas. Testes realizados o dia todo.

TODAS AS UNIDADES: Dia 24 de outubro, todas as unidades básicas de saúde do município estarão abertas o dia todo para a campanha de preventivo e exame clínico de mamas.

 

 

Fonte: PMP