Notícias

Para evitar fraudes no uso do cartão VIP, ônibus de Paranaguá passam a contar com reconhecimento facial

Os idosos, gestantes, deficientes físicos e estudantes que utilizam o transporte público em Paranaguá estão sendo monitorados. O equipamento instalado nos novos veículos adquiridos pela Viação Rocio no final do mês de abril consegue tirar fotos logo que o usuário passa pela catraca. A tecnologia é usada para detectar fraudes e conta com o reconhecimento facial, onde o sistema compara as imagens da catraca com aquela tirada no dia da emissão do vale-transporte eletrônico.

Segundo o diretor executivo da Viação Rocio, Ângelo Gulin Neto, a medida visa evitar fraudes, pois foram registrados passageiros que não eram os beneficiários tentando se deslocar pela cidade. E pode impactar diretamente na planilha que define a tarifa do ônibus em Paranaguá, tendo em vista que todos os benefícios para idosos, gestantes e portadores de necessidades, também chamados de gratuidades, entram na conta, juntamente com preço de combustível, manutenção e outros fatores.

Os beneficiários que forem flagrados fraudando o sistema podem até perder o direito ao passe livre ou ao desconto na tarifa (no caso dos estudantes).