Notícias

Paranaguá é bicampeã do handebol de areia

Paranaguá conquistou o bicampeonato do handebol de areia no masculino e feminino dos 58º Jogos Abertos do Paraná (JAPs), divisão B, neste domingo (27), nas areias de Palotina. As parnanguaras levaram o título após vencer Cascavel no shoot out por 2 sets a 1. No masculino, a vitória veio diante de Marialva, por 2 a 0. O terceiro lugar ficou com Antonina e Marechal Cândido Rondon nos naipes masculino e feminino respectivamente.

Debaixo de muita chuva e com a quadra de areia empossada, a partida que definiu o título no feminino não foi nada fácil. Ponto a ponto, Paranaguá e Cascavel travaram um duelo de gigantes. Segurar a bola não foi tarefa fácil. Até os tradicionais giros 360º, que valem dois pontos quando balançam a rede, foram economizados.

Cascavel saiu na frente. Aos 5’ minutos de jogo, o placar apontava 5 a 3 para as cascavelenses. As meninas de Paranaguá não conseguiam dominar a bola no ataque, que via a redonda escapar das mãos. Dessa forma, Cascavel fechou o primeiro set com apenas um ponto de vantagem, em 7 a 6. Já no segundo período, Paranaguá conseguiu acertar a mão e furar o bloqueio das adversárias, levando a partida para o shoot out, uma espécie de pênalti, após vencer o período por 16 a 6.

Na disputa do shoot out, realizado em cinco cobranças, Paranaguá foi melhor. No quinto arremesso, um giro 360º feito por Elen Marques, libertou o grito de: É Campeão!

No masculino, a partida começou equilibrada em um jogo de força e técnica. Nem a água foi suficiente para parar as equipes. Aos 6’ do primeiro período, o placar mostrava empate de 10 a 10. Paranaguá aumentou com um belo lance entre o ala esquerdo, que após girar 360º, cruzou a bola para o central balançar a rede em uma jogada aérea. Com os pivôs funcionando, os parnanguaras seguraram o placar em 16 a 14 para fechar o set. O ritmo continuou intenso durante todo o segundo tempo, com vitória da equipe litorânea em parcial 18 a 11 no período final.

Agora o time de Paranaguá, atualmente a quinta melhor equipe do país na areia, disputa o campeonato brasileiro no próximo dia 12 de outubro, em Niterói.

Jogaram pela equipe feminina Ana Paula Staniscia, Danila Veluza, Elen Marques, Karolayne de Araújo, Lorena Barbosa, Luana Barbosa, Paola Ramos, Sandy Cristinne e Sanndy da Silva.

O masculino foi representado pelos atletas Antonio Junio, Edison Miola, Fernandes Martins, Fernando Batista, Lucian Fernandes, Luciano da Silva, Maickon Cordeiro e Vinicius do Carmos.

Esta foi a segunda participação oficial da modalidade nos JAPs, que no feminino contou com seis equipes divididas em duas chaves. No masculino foram quatro grupos com 12 cidades inscritas.

JAPs – Jogos Abertos do Paraná

58º JAPs - Handebol de Praia   58º JAPs - Handebol de Praia 58º JAPs - Handebol de Praia   58º JAPs - Handebol de Praia 58º JAPs - Handebol de Praia   58º JAPs - Handebol de Praia 58º JAPs - Handebol de Praia   58º JAPs - Handebol de Praia