Notícias

Porto de Paranaguá fez operação inédita de embarque e desembarque de veículos

O Porto de Paranaguá fez na semana passada uma operação inédita de embarque e desembarque de veículos. No berço 205 foram movimentados simultaneamente pouco mais de 2.500 carros, 1.910 deles para exportação e outros 602 para importação. A novidade é que a operação foi realizada em um berço de atracação que geralmente é usado para operações com açúcar.

O navio Shanghai Highway, atracado para a operação, chamou a atenção pela sua estrutura. Com aproximadamente 180 metros de comprimento e 32 metros de largura, ele segue agora com destino à Argentina.

Nos últimos anos, o Porto de Paranaguá reorganizou sua infraestrutura portuária, de acordo com as novas demandas de mercado. Isso tem feito com que cada vez mais operadores escolham o local para exportar e importar produtos de alto valor agregado.

Uma das medidas adotadas foi a demolição de antigos armazéns, utilizados apenas até a década de 1980, dando lugar a novos pátios para movimentação de cargas gerais.

Com isso, o tamanho da área para armazenamento de veículos foi aumentada em 36%, o que representa 30 mil metros quadrados de novos pátios. Atualmente, podem ser armazenados, ao mesmo tempo, até 3,5 mil veículos no Porto de Paranaguá.

Atualmente, o Porto de Paranaguá é o segundo do Brasil em operações com veículos, exportando mais de 100 mil por ano. Entre as principais marcas que operam no Porto Dom Pedro Segundo estão as fabricantes internacionais Audi, BMW, Renault, Volkswagen e Volvo.