Notícias

Serviços serão agilizados para ilhas e comunidades marítimas

 Objetivo é providenciar estrutura necessária para que situações emergenciais sejam resolvidas rapidamente. Prefeito Roque garantiu que vai realizar obras para melhorar qualidade de vida da população das localidades. 


O prefeito Mário Roque se reuniu com lideranças e servidores que atuam nas ilhas e comunidades marítimas de Paranaguá na manhã desta quarta-feira (dia 20). O objetivo foi discutir formas para agilizar os serviços que são necessários para a Ilha de Teixeira, Amparo, Eufrasina, Piaçaguera, Europinha, Ponta de Ubá e Vila de São Miguel. E ainda, para evitar que a população tenha que esperar dias pelo atendimento de situações emergenciais. Isso porque muitas vezes o acesso, feito só por barco, fica comprometido devido às condições do tempo. 

O prefeito se comprometeu em fazer tudo que for necessário para melhorar a qualidade de vida da população das ilhas e colônias de Paranaguá. “Estamos trabalhando para beneficiar as pessoas dessas localidades que merecem todo o nosso respeito e tem que se atendidas com dignidade. Queremos agilizar os serviços, deixar esses locais aprazíveis para se viver”, garantiu Mário Roque durante a reunião.

A secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Cíntia Maria Lopes dos Santos Oliveira, destacou que a reunião foi muito importante e serviu para mostrar os principais problemas encontrados pela administração atual. “Essa reunião representa um marco. Tanto a comunidade como a Prefeitura vão sair ganhando. O prefeito vai saber dos anseios dos moradores, tentando resolver por partes, porque temos vários problemas, como iluminação, limpeza das trilhas”, destacou a secretária. 

O prefeito Roque sugeriu que seja feito um mutirão interilhas, que na prática nada mais é que a união de esforços entre a Prefeitura, as associações de moradores e a comunidade, para realizar limpeza das trilhas e manutenção do que for necessário. A secretária Cíntia comentou que pediu levantamento para implantação de centros de triagem nas comunidades e ilhas com o objetivo de fazer a separação do lixo antes de ser encaminhado por barco ao continente. 

O funcionário público Osmail Pereira do Rosário, conhecido como Maíco, que também é presidente da Associação de Moradores de Amparo, destacou que a reunião para discutir os problemas das ilhas e comunidades marítimas estava sendo bastante esperada. “Para nós foi uma satisfação muito grande. Menos de dois meses e já fomos convocados para contar a situação que está acontecendo nas comunidades pesqueiras. Temos dificuldades, mas sabemos que devagarzinho a gente vai resolver os problemas. Saímos muito agradecidos com o que o prefeito disse sobre o que vai acontecer com as comunidades pesqueiras, que vão mudar com certeza para melhor”, destacou. 

Maíco agradeceu ao prefeito Roque ainda por ter cedido ao Estado sala de aula em Piaçaguera para atender crianças que tinham que fazer um trajeto de 40 minutos de barco para estudar. O prefeito se comprometeu ainda a realizar obras para melhorar as condições dessas famílias. Atualmente, a Prefeitura de Paranaguá tem sete escolas municipais em funcionamento nas ilhas e também se responsabiliza pelos postos de saúde de São Miguel e Amparo.


Jornalista: Osvaldo Capetta