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Sua internet é tão rápida quanto está no contrato?

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) colocou em prática no ano passado uma resolução para tentar garantir a qualidade da banda larga no país. A agência ainda está computando dados e deve divulgar em breve os primeiros resultados de uma pesquisa que distribuiu máquinas de medições de velocidade para colaboradores em todo o país. Mas o que você pode fazer para ter certeza que está recebendo pelo que está pagando? Veja algumas dicas:
Seu plano
A primeira coisa a ser feita é ter certeza sobre a velocidade do seu plano e quanto está pagando para a sua operadora. Em geral, essa informação pode ser vista sua fatura, onde a empresa especifica o plano contratado. Em alguns casos o plano pode estar descrito apenas pelo nome (Combo Y, por exemplo), sem informar a velocidade. Se for preciso, ligue para a empresa e confirme o plano que você contratou.
Outro teste que pode ser feito é o do site oficial criado pela Anatel, no endereço www.brasilbandalarga.com.br. O teste é um pouco mais chato de ser realizado porque requer a instalação de um plugin Java. Ao entrar na página, é preciso clicar em “teste de velocidade”, à esquerda, e escolher a opção pretendida: ou de medição da velocidade de banda larga fixa ou de banda larga móvel.

Ressarcimento
Caso a velocidade não esteja atendendo aos limites mínimos da Anatel, a primeira coisa a ser feita é falar com a empresa, orienta Veridiana Alimonte, advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). “A operadora deve ressarcir o cliente com o abatimento na fatura proporcional à velocidade entregue”, diz.
Anatel
Caso a empresa não resolva o problema ou você não receba abatimento, o próximo passo é entrar em contato com a Anatel e fazer uma reclamação formal, via site ou telefone. A central de atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelo número 1331. Pela internet, entre em http://www.anatel.gov.br, clique em “fale conosco”, na barra que fica localizada no pé da página, e siga as instruções do item “internet”. Veridiana recomenda tirar um print screen da tela do teste, comprovando a velocidade abaixo dos pré-requisitos pela agência reguladora.