A 16ª Festa Nacional do Fandango Caiçara começa nesta sexta-feira, 21, em Paranaguá, reunindo mestres, grupos tradicionais e público em uma programação gratuita que segue até 28 de novembro.
O evento é realizado pela Associação Mandicuera e pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em diversos espaços da cidade, com atividades formativas, apresentações artísticas, debates, oficinas e shows.
A abertura oficial ocorre hoje, às 19h, na Praça de Eventos, em estrutura montada especialmente para receber o público.
ABERTURA
A primeira noite terá feira cultural e uma sequência de apresentações musicais. Sobem ao palco: Pés de Ouro (19h30), Mestre Eugênio (21h30), Mestre Zeca – Viola Afinada (23h30), Bacurau (1h30) e Canutilho Temperado (2h30).
PROGRAMAÇÃO
Entre os destaques está a Oficina de Construção de Rabeca, realizada até o dia 28 na Associação Mandicuera, na Ilha dos Valadares. Reunindo interessados em aprender sobre o instrumento símbolo do fandango.

Ainda nesta sexta, em parceria com o MAE/UFPR e a Casa Mestre Aorelio, acontecem ações formativas e culturais. Às 14h, será criado o Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais de Paranaguá. Às 14h30, ocorre a Roda de Conversa sobre Território e Meio Ambiente. Às 17h, será apresentado o espetáculo “Fragmentos Poéticos do Território Caiçara”. Das 14h às 18h, Fernando Lobo ministra o módulo de Captação de Som na Casa Mestre Aorelio.
SÁBADO
A programação segue no sábado, 22. Às 12h, se apresenta Dona Mariquinha, seguida pela Chimarrita de Itapoá, às 14h. Das 15h às 16h, a Praça de Eventos exibe filmes e videoclipes dedicados à cultura caiçara. À noite, os shows ficam por conta de Pirão do Mesmo (19h30), Família Domingues (20h), Manema (21h), Mandicuera (23h), Fandanguará (1h), Mucunã (2h) e Mandipuva (4h).
DOMINGO
No domingo, 23, a Praça de Eventos recebe às 11h a Orquestra Rabecônica do Brasil. Às 12h30, ocorre a apresentação do músico Wague. Às 14h, haverá aula aberta de Percussão do Boi de Mamão.
Com uma agenda diversa e totalmente gratuita, o festival reforça a importância da cultura caiçara e valoriza tradições que seguem vivas em Paranaguá.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá








