A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, em seu boletim epidemiológico mais recente, 22.222 casos de dengue, o maior número registrado neste período, que iniciou em 30 de julho de 2023, totalizando 113.194 casos até agora. Foram reportados também 11 novos óbitos, elevando o total para 60.
Os dados, divulgados no 28º Informe Epidemiológico da Vigilância Ambiental da Sesa, mostram que dos 399 municípios paranaenses, 345 apresentaram casos autóctones da doença, e todos os municípios tiveram notificações.
As Regionais de Saúde com mais casos confirmados são Apucarana, Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina e Maringá. Já os municípios com maior incidência são Apucarana, Londrina, Cascavel, Maringá e Paranavaí.
Além disso, foram confirmados três novos casos de chikungunya, totalizando 91 casos, e não houve confirmação de casos de zika vírus até o momento.
No último sábado, houve uma mobilização estadual para combater a dengue, com participação de profissionais de saúde, gestores municipais e cidadãos. O Governo do Estado decretou situação de emergência em saúde pública para a dengue, reforçando ações de controle e combate à doença.
A Sesa alerta para os sintomas da dengue: febre, cefaleia, fraqueza, mialgias, dor nas articulações e retro-orbitária. A prevenção é crucial, incluindo a eliminação de água parada, limpeza frequente de recipientes e permitir acesso aos agentes de combate a endemias.
Com informações da Agência Estadual de Notícias