Já podemos adiantar que as linhas das mãos não servem para prever quantos anos você vai viver ou quantos namorados terá. As chamadas pregas palmares são, na verdade, essenciais para a flexibilidade das mãos. Isso é especialmente útil para primatas, incluindo os humanos, que usam as mãos para segurar objetos.
As pregas permitem dobrar a mão sem formar “pneus” de pele solta, como os que aparecem na barriga ao inclinar-se para frente. Elas também ajudam a esticar a mão sem distender muito a pele.
A mesma lógica se aplica a outras partes do corpo que dobramos com frequência, como pulsos, joelhos e pés. Nos macacos, as linhas dos pés são ainda mais visíveis, já que eles usam os membros inferiores para segurar objetos, habilidade útil também para humanos em situações como pegar um lápis caído.
Embora as linhas das mãos não revelem nada sobre o futuro, elas podem indicar outras características da pessoa. Por exemplo, cerca de metade das pessoas com Síndrome de Down possuem uma única prega transversal nas mãos, que atravessa horizontalmente. Este tipo de prega é também típico de outras síndromes genéticas e aparece em aproximadamente 5% da população.
Essas linhas se formam por volta da décima segunda semana de gestação, por isso anomalias no desenvolvimento embrionário podem se refletir nas mãos.
Com informações de Super Interessante