Professores da Universidade Federal do Paraná aprovaram a proposta apresentada pelo Governo Federal na Mesa Temporária e Específica do dia 14 deste mês e decidiram pelo encerramento da greve. O retorno das atividades didático-acadêmicas devem acontecer a partir da próxima segunda-feira, 24.
Os docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná também decidiram pelo encerramento da greve.
A decisão foi deliberada em assembleia convocada pela Associação dos Professores da UFPR e realizada nesta quinta-feira, 20, com grande participação dos docentes. Os professores estavam em greve desde o dia 15 de abril.
O Comando Nacional de Greve do ANDES havia demandado a realização de uma nova rodada de assembleias locais para avaliar três questões: qual a avaliação da assembleia das propostas do governo apresentadas pelo MGI e pelo MEC; se deveriam assinar, ou não, as propostas apresentadas pelo MGI e pelo MEC; e se continuariam a greve ou construir sua saída coletiva no ANDES-SN.
Em uma das votações, a maioria da categoria deliberou pela saída coletiva da greve. Foram 240 votos favoráveis, contra 130 votos pela continuidade da greve e quatro abstenções.
DATA DO RETORNO DA UFPR
Com a aprovação do encerramento da greve, foi realizada a votação em relação à data do retorno às atividades acadêmicas. A proposta de retorno na próxima segunda-feira, 24, foi a vencedora, com 174 votos. A proposta de retorno após a análise do CNG recebeu 139 votos. Houve também 8 abstenções.
GREVE DOCENTE UTFPR ENCERRADA
Com 210 votos favoráveis, 179 contrários e 12 abstenções, os professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) também decidiram pelo encerramento da greve.
A volta às aulas na UTFPR será construída junto com o sindicato nacional (ANDES). Na terça-feira, 25, terá nova assembleia para discutir o dia.
O calendário da UTFPR será suspenso no dia 5 de julho devido à reposição do calendário que será debatida. As disciplinas ainda poderão sem canceladas, repostas ou trancar o semestre.
A greve dos Técnicos Administrativos em Educação permanece sem previsão de retorno.
UFPR EMITE NOTA SOBRE A DECISÃO DOS PROFESSORES
Em respeito à decisão democrática estabelecida em assembleia e considerando o fato do calendário acadêmico ainda estar vigente, a Administração da Universidade orienta as coordenações de curso, departamentos, docentes e estudantes pelo retorno às suas atividades na referida data.
A Administração da Universidade dará prioridade, a partir de hoje, à elaboração de uma proposta de readequação do calendário acadêmico do ano letivo de 2024, tendo como objetivo levar a proposta para a análise e deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão na data de 25/06.
A proposta de readequação do calendário deverá ser norteada pelas diretrizes apresentadas à Comunidade Acadêmica no dia 13/06 pela gestão da UFPR em conjunto com os diretores de setor.
Desde já, a Administração da UFPR se coloca inteiramente à disposição de estudantes, técnico-administrativos, docentes, coordenações de curso, chefias de departamento, Fórum de Coordenadores e Direções de Setor/Campi para esclarecimento e sugestões quanto à readequação do calendário acadêmico.
A UFPR conta com a participação e a colaboração de todos na discussão da readequação do calendário acadêmico e na sua efetiva implantação, visando principalmente a formação das nossas estudantes e dos nossos estudantes.
Com informações do Bem Praná