No ultimo sábado, dia 21 de setembro Guaratuba foi palco de mais uma grande iniciativa voluntária que visa minimizar os impactos da Pandemia do Plástico nos mares do mundo. O tempo colaborou, e 150 voluntários entre crianças e adultos se engajaram no desafio de percorrer os 22 km de praia e retirar resíduos que encontravam pelo caminho. Após 04 horas de atividades, 1,1 toneladas de resíduos foram coletados e encaminhados para triagem na usina de reciclagem da cidade.
O evento mais uma vez cumpriu com seu objetivo e chamou a atenção para o “Clean Day”, dia em que no mundo todo pessoas se engajam na limpeza de rios e praias, fazendo parta da Década dos Oceanos e do Objetivo 14 (Proteger a Vida Marinha) dos ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O Instituto GUAJU, organizador do evento, agradece a parceria da Prefeitura Municipal de Guaratuba através das secretarias de Meio Ambiente, Cultura e Turismo e Educação, Instituto Inpar, SESC, Instituto Agua e Terra-IAT, ACIG e movimento Mãos que Ajudam, além do projeto Amigos do MAR, que reuniu pais e crianças nesta missão.
Graças ao empenho de todos, Guaratuba está preparada para mais uma temporada de veraneio, tendo suas praias e restingas ainda mais limpas e preservadas. O guaju acredita que ações como essa possibilitam as pessoas continuarem seu processo de reflexão e conscientização ambiental que deve ser contínuo.
A inovação desta edição será a realização de um sorteio entre todos os voluntários participantes que concorrerão à possibilidade de navegar pela baia de Guaratuba para e viverem a experiência da “revoada dos guarás” promovida pelo Instituto Guaju como um agradecimento ao engajamento dos voluntários.
Da assessoria