Por Elano Squenine sob supervisão de Luiza Rampelotti
Na última sexta-feira (6), foi inaugurado o Posto de Atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no prédio da Prefeitura de Pontal do Paraná. O novo espaço foi criado para facilitar o acesso da população aos serviços previdenciários, proporcionando maior agilidade e comodidade. Os atendimentos presenciais no local acontecem das 8h às 12h e 13h30 às 17h e começaram na segunda-feira (9).
Antes da inauguração, os moradores precisavam se deslocar até Paranaguá ou Curitiba para resolver questões relacionadas ao INSS, mas agora podem contar com o serviço na própria cidade. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Rudão Gimenes, da vice-prefeita Patrícia Millo Marcomini, de vereadores, secretários municipais, representantes do INSS e do servidor Paulo Santos, que será responsável pelo novo posto.
Em entrevista à Rádio Ilha do Mel FM, o prefeito Rudão Gimenes destacou a importância do posto para a cidade e o trabalho realizado para sua criação. “Esse é mais um serviço que trazemos para a nossa população. Trabalhamos muito para aproximar os serviços federais e estaduais das pessoas, para que não precisem mais se deslocar até Curitiba ou Paranaguá”, afirmou.
O prefeito explicou também que a conquista só foi possível após esforços em Brasília. “Foi um grande trabalho junto aos deputados, buscando essa habilitação para o município. Agora, no final do mandato, conseguimos concluir isso. Trouxemos também a Caixa Econômica Federal e o posto da Receita Federal. São serviços que trazem mais qualidade de vida e facilitam a rotina de quem mora em Pontal do Paraná”, disse.
Atendimento eficiente
Paulo Santos, chefe do novo posto, reforçou o compromisso com um atendimento eficiente. “Pretendemos desenvolver esse trabalho da melhor forma possível. Temos aqui o posto da Receita Federal, a Junta Comercial e agora o INSS. Tudo isso vem para colaborar com o crescimento de Pontal do Paraná”, afirmou.
Benefícios e atendimentos a população
Silvana Bernardino, gerente executiva do INSS em Curitiba, falou sobre os benefícios do novo posto para a comunidade. “Antes, as pessoas tinham que ir até Curitiba ou Paranaguá. Agora, podem resolver quase tudo aqui. A única exceção são os benefícios que demandam perícia médica, como o auxílio-doença. Mesmo assim, estamos trabalhando para ampliar a teleperícia, e futuramente, quem sabe, trazer essa modalidade para Pontal”, afirmou.
Ela também destacou a importância de reduzir as dificuldades de locomoção, já que muitas pessoas enfrentam dificuldades relacionadas ao transporte ou à distância. Com o novo posto, os moradores terão acesso a um atendimento mais próximo de suas residências e terão contato direto com a gerência executiva em Curitiba, proporcionando maior agilidade e eficiência no atendimento às demandas da população.