Ilha do Mel FM
quarta-feira, dezembro 17, 2025
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
quarta-feira, dezembro 17, 2025
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Home Educação

Rede Municipal de Paranaguá retoma atividades com mudanças na gestão escolar; aulas começam dia 5

por Redação Ilha do Mel
28/01/2025 - 13:04
Rede Municipal de Paranaguá retoma atividades com mudanças na gestão escolar; aulas começam dia 5

Aulas na Rede Municipal de Educação iniciam em 5 de fevereiro para 14.500 alunos matriculados. Foto: Semedi

A Rede Municipal de Ensino de Paranaguá, que conta com 75 unidades de ensino, está em contagem regressiva para o início do ano letivo de 2025. Professores retomam ao trabalho na próxima segunda-feira (3), enquanto os cerca de 14.500 alunos retornam às salas de aula no dia 5 de fevereiro. Quanto ao período integral, as atividades começarão em março, após ajustes nos espaços físicos.

Em entrevista exclusiva à Ilha do Mel FM, a secretária municipal de Educação, professora Fabíola Arcega, abordou os principais preparativos e desafios que envolvem o retorno das atividades escolares. Ela destacou a complexidade da rede municipal, que conta com mais de 2.700 servidores, entre professores, educadores infantis, monitores e outros profissionais de apoio.

“A educação é a maior estrutura da Prefeitura. São aproximadamente 14.500 alunos e quase 3 mil funcionários que compõem essa engrenagem. O impacto desse movimento é significativo, inclusive no trânsito e no transporte coletivo, que volta a operar com maior demanda na próxima semana”, pontuou Fabíola.

Ainda não há previsão para entrega dos materiais escolares

Segundo a chefe da pasta, desde que a atual gestão assumiu a Prefeitura, há menos de um mês, a Secretaria de Educação tem priorizado a manutenção das unidades escolares. Fabíola destacou que equipes de engenheiros e arquitetos têm realizado visitas técnicas para avaliar e solucionar problemas estruturais. Além disso, diretoras e equipes escolares estão mobilizadas, realizando pequenos reparos e reformas com apoio da comunidade.

No entanto, há desafios. A secretária mencionou que a aquisição de materiais escolares e uniformes, que deveria ter sido planejada pela gestão anterior, não foi executada. “Estamos trabalhando para regularizar essa situação. Em setembro do ano passado, os uniformes escolares foram entregues. A previsão é que seja feita uma compra emergencial de material escolar para atender os alunos o mais rápido possível, mas, no início das aulas, não será realizada essa entrega”, afirmou.

Fabíola tranquilizou os pais quanto à oferta da merenda escolar. “Todas as crianças, incluindo aquelas com restrições alimentares, receberão merenda de acordo com suas necessidades. Esse serviço já está garantido para o ano letivo”, assegurou.

Polêmica: mudanças na gestão escolar

A troca de diretores nas escolas municipais de Paranaguá, ocorrida no início deste ano, segue gerando debates. De acordo com Fabíola Arcega, a medida é parte de um plano para adequar a gestão escolar às legislações vigentes e atender demandas da própria comunidade educacional.

“Essa iniciativa busca implementar um processo seletivo com base em mérito e consulta pública e está alinhada às normas estabelecidas pela Lei de Gestão Democrática de 2016 e a reforma de 2018”, disse.

Pelas regras atuais, os mandatos de diretores devem durar três anos, com possibilidade de uma recondução mediante critérios claros e consulta à comunidade escolar. “No entanto, a última gestão realizou reconduções em 2023 sem seguir esses requisitos, o que gerou insatisfação em parte dos profissionais e abriu espaço para ajustes no início da nova administração”, explicou a secretária.

Atualmente, as escolas estão sob a liderança de equipes interinas, indicadas para manter o funcionamento enquanto o novo processo seletivo é organizado. Segundo o plano apresentado, a seleção envolverá etapas como prova escrita, entrevista, análise de currículo, apresentação de plano de gestão e consulta pública, com orientação do Ministério da Educação (MEC). “Apenas os candidatos que atenderem aos critérios técnicos e de mérito seguirão para a fase de consulta pública, garantindo a escolha de profissionais qualificados para a função”, destacou Fabíola.

A secretária ainda esclareceu que a legislação prevê que diretores que já cumpriram dois mandatos consecutivos não poderão participar do processo seletivo, como estipulado na reforma de 2018. “Isso visa oportunizar a renovação e permitir que outros profissionais vivenciem a experiência de gestão escolar”, afirmou.

Demanda por mudança partiu dos próprios profissionais

A troca de diretores também atendeu a um pedido direto da classe docente, especialmente durante o período de campanha eleitoral do prefeito Adriano Ramos (Republicanos). De acordo com Fabíola Arcega, cerca de 800 profissionais do magistério manifestaram insatisfação com a permanência prolongada de alguns diretores nos cargos. Em alguns casos, diretores estavam há mais de 20 anos na mesma função, o que, para muitos, impedia a renovação e a valorização de outros educadores.

O processo seletivo para novos diretores está previsto para ser concluído ainda nos primeiros 100 dias da nova gestão, seguido da consulta pública para a comunidade escolar. “Esse movimento visa abrir espaço para que professores em sala de aula também possam assumir cargos de gestão, ampliando as oportunidades e trazendo novas perspectivas para a administração escolar”, disse a secretária.

Prioridade: saúde mental e ampliação de vagas

Segundo Fabíola, entre os maiores desafios da nova gestão está o cuidado com a saúde mental dos profissionais da educação e o atendimento à alta demanda por vagas na educação infantil. Ela anunciou a criação do programa Acolher, que oferecerá apoio psicológico e terapias alternativas para professores readaptados e com restrições.

Outro gargalo é o déficit de mais de 3 mil matrículas na educação infantil, especialmente na região sul da cidade, onde a demanda é crescente. “Estamos avaliando a construção de novas creches para suprir essa necessidade”, disse.

Para os responsáveis que ainda não matricularam seus filhos, Fabíola orientou que procurem diretamente as secretarias das escolas ou a central de matrículas na Secretaria de Educação. “Sempre que houver vagas, será possível realizar matrículas, rematrículas ou transferências”, concluiu.

Por Luiza Rampelotti

SendShare130Send

Notícias Relacionadas

Foto: Henrique Araujo
Paranaguá

Janelas do Club Litterario recebem apresentação natalina do Coro Hosanas

17 de dezembro de 2025
Foto: Assessoria de imprensa
Paranaguá

Paranaguá: Mostra indígena celebra cultura Mbya-Guarani

17 de dezembro de 2025
Fotos: Moyses Zanardo
Paranaguá

Paranaguá: Praça revitalizada avança no Centro Histórico

16 de dezembro de 2025
Foto: Assessoria de imprensa
Paranaguá

Paranaguá: Torneio de xadrez reúne 100 atletas e fortalece a modalidade

16 de dezembro de 2025
Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST
Paranaguá

Paranaguá: IAT define regras para ambulantes na Ilha do Mel

15 de dezembro de 2025
Corrida do Porto financia reforma do telhado do Asilo São Vicente de Paulo
Paranaguá

Corrida do Porto financia reforma do telhado do Asilo São Vicente de Paulo

15 de dezembro de 2025
Próxima Notícia
Justiça pede extradição de ex-PM parnanguara acusado de causar morte de quatro pessoas em acidente com viatura

Justiça pede extradição de ex-PM parnanguara acusado de causar morte de quatro pessoas em acidente com viatura

Por favor login para participar da conversa

OUÇA ON-LINE

Seu navegador não suporta a reprodução de áudio.

TELEFONE COMERCIAL

- Kadu Moccia: (41) 98424-3738
- Danielle Braz: (41) 99673-7392

WHATSAPP

ENDEREÇO

Av. Gabriel de Lara, 1553, João Gualberto
83221-554 - Paranaguá - PR

E-MAIL

comercial@ilhadomelfm.com.br

Instagram Youtube Facebook
Instagram Youtube Facebook

2023 – Todos os Direitos Reservados a Rádio Ilha do Mel FM Ltda
Desenvolvido por Contteudo

Whatsapp Instagram Youtube Facebook Twitter
2023 – Todos os Direitos Reservados a Ilha do Mel
Desenvolvido por Contteudo
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024

© 2023 Ilha do Mel - Desenvolvido e Hospedado por Contteudo .