A Justiça Eleitoral de Paranaguá faz um alerta importante à população: eleitores que não compareceram às últimas três eleições e tampouco justificaram sua ausência têm até o dia 19 de maio para regularizar a situação. Caso contrário, terão seus títulos de eleitor cancelados.
O juiz eleitoral de Paranaguá, Dr. Leonardo Marcelo Mounic Lago, detalhou a situação. “Estamos tratando especificamente das pessoas que não compareceram nas três últimas votações e também não justificaram. Essas eleições são: a de prefeito, realizada no ano passado, e os dois turnos das eleições gerais de quatro anos atrás, para governador e presidente”, explicou o magistrado.
Segundo o juiz, aproximadamente 4.500 eleitores em Paranaguá se encontram nesta condição. A regularização pode ser feita de forma presencial no fórum eleitoral ou pela internet, por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título.

“Você pode entrar no site da Justiça Eleitoral, no TSE, ou baixar o e-Título. Ali você consegue verificar se está nessa situação e, se for o caso, pagar uma multa no valor de R$ 3,50 para regularizar”, afirmou Dr. Leonardo. “É um valor módico e que pode ser pago até por Pix ou cartão de crédito.”
Quem não precisa se preocupar
O juiz também esclareceu que não serão penalizados os eleitores que já justificaram suas ausências, bem como aqueles que possuem voto facultativo, como é o caso dos maiores de 70 anos ou pessoas com deficiência que tenham sido dispensadas da obrigação eleitoral.
“Estamos falando dos eleitores cujo voto é obrigatório. Quem está nessa condição e não votou nem justificou nas últimas três eleições terá o título cancelado, a menos que regularize até 19 de maio”, reforçou.
Consequências do título cancelado
Dr. Leonardo alerta ainda para os diversos transtornos que o cidadão pode enfrentar caso não regularize o título. “Sem o título regularizado, a pessoa pode ter problemas para tirar CPF, renovar passaporte, participar de concursos públicos, obter empréstimos em bancos públicos como Caixa Econômica e Banco do Brasil, além de não conseguir se matricular em instituições públicas de ensino”, pontuou o juiz.
Atendimento no fórum e canais digitais
Quem quiser regularizar presencialmente pode comparecer ao Fórum Eleitoral de Paranaguá, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Mas a recomendação, especialmente para quem tem dificuldade de locomoção, é buscar os canais digitais.
“Mesmo que você não saiba o número do seu título, o site permite buscar pelo nome, nome da mãe e data de nascimento. É bem fácil”, destacou Dr. Leonardo.
Chamado à população
Com as eleições gerais marcadas para o próximo ano, o juiz faz um apelo. “Ano que vem teremos eleições para presidente, governador, senadores e deputados. Muita gente vai querer participar. Mas, se deixar para depois, pode chegar na hora e descobrir que está com o título cancelado. Evite esse transtorno. Regularize até 19 de maio e garanta seu direito de votar e exercer plenamente sua cidadania”, finalizou.









