Por Luiza Rampelotti
A partir desta segunda-feira (19), os pacientes que necessitam de medicamentos ofertados pela 1ª Regional de Saúde do Paraná e pelo programa Paraná Sem Dor devem se dirigir a um novo endereço em Paranaguá. A mudança foi comunicada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que afirma ter como objetivo oferecer melhor estrutura e mais comodidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os atendimentos passam a ocorrer no Complexo de Saúde Nazir Chimura Borba, localizado no subsolo do antigo prédio da Copel, com entrada também pelo estacionamento. O endereço é Rua Conselheiro Sinimbu, nº 401 – Centro Histórico, e o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.
Sobre o programa Paraná Sem Dor
Vinculado ao Governo do Estado, o Paraná Sem Dor funciona desde os anos 2000 e tem como foco o atendimento a pacientes com dor crônica intensa. De acordo com os critérios clínicos, podem ser incluídas pessoas que apresentem dor contínua por mais de 30 dias e com intensidade superior a 6 na escala EVA (Escala Visual Analógica da Dor).
Para ser beneficiado, o paciente deve passar por avaliação médica e, com a documentação prescrita, procurar a unidade de saúde mais próxima com RG, CPF e comprovante de residência para cadastramento no programa.
Farmácia da 1ª Regional
A farmácia da 1ª Regional de Saúde é responsável pela dispensação de medicamentos gratuitos destinados ao tratamento de mais de 90 doenças, entre elas Artrite Reumatoide, Diabetes Mellitus tipo 1, Doença de Crohn, Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, Insuficiência Renal Crônica, entre outros.
Os medicamentos são fornecidos por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), que integra a política pública de acesso gratuito a tratamentos de média e alta complexidade.
Como solicitar os medicamentos
Moradores de todas as cidades do litoral podem fazer a solicitação de forma presencial, na 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, localizada na Avenida Gabriel de Lara. O processo exige:
- Verificar se o medicamento está disponível pela Farmácia do Paraná;
- Consultar os documentos e exames exigidos, com base no protocolo clínico, nome genérico ou CID da doença;
- Comparecer pessoalmente à farmácia regional com os documentos exigidos. Caso o paciente não possa ir, um responsável pode realizar a solicitação.
Solicitação pela internet (apenas para moradores de Paranaguá)
Também é possível solicitar o medicamento online, por meio do sistema Farmácia do Paraná Digital, seguindo os passos:
- Criar um cadastro na Central de Segurança do Estado (ou usar o login do PIÁ);
- Acessar o sistema e preencher os dados solicitados, selecionando a doença (CID-10) e o medicamento prescrito;
- Anexar a documentação obrigatória.
A confirmação do cadastro online ocorre em até 5 dias úteis, e o prazo para análise da solicitação (tanto presencial quanto online) é de até 60 dias.








