A partir da próxima segunda-feira (26), estarão abertas as inscrições para o novo curso gratuito de Jato e Pintura Industrial oferecido pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais (Semtra), em parceria com a empresa Instech e o Senai. A formação profissional visa qualificar a mão de obra local e já garante contratação direta de 35% a 40% dos participantes pela própria empresa após a conclusão do curso.
O curso integra o Projeto Instech School, que abre 20 vagas para candidatos com Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos. As inscrições seguem até o dia 6 de junho e devem ser feitas presencialmente na sede da Semtra, localizada na Rua José Gomes, nº 320, bairro João Gualberto. A seleção dos participantes será realizada nos dias 9 e 10 de junho, também na secretaria.
Parceria estratégica entre poder público, indústria e educação técnica
De acordo com Jonathan Ribeiro Rozemback, gestor de relacionamento com clientes e relações públicas da Instech, o projeto é um exemplo bem-sucedido da união entre os setores público e privado para atender às demandas do mercado.
“A capacitação profissional atende a uma demanda real da cidade, não apenas da nossa empresa, mas de diversas que buscam mão de obra qualificada. Trazemos estrutura, equipamentos e equipe técnica. O Senai contribui com a formação e certificação e a Prefeitura viabiliza essa ponte com a população. Estamos felizes em garantir que esse percentual dos formados já saia empregados”, afirmou.
A coordenadora de educação profissional do Senai, Fernanda Chianca, destaca que o projeto sintetiza a missão da instituição. “Formar para a indústria e gerar emprego direto é a nossa missão. Este projeto comprova que qualificação e empregabilidade caminham juntas”.
Foco na empregabilidade e no desenvolvimento regional
O gerente do Departamento de Política de Trabalho e Renda da Semtra, Álvaro Campelo, ressaltou que a capacitação se alinha com uma nova diretriz da atual gestão municipal, voltada para o fortalecimento da economia local. “Estamos reforçando alianças com empresas geradoras de emprego e convidamos outras a somarem esforços. Com a safra portuária se aproximando, qualificar mão de obra é fundamental para atrair ainda mais investimentos”, disse.
Alessandra Bukarewicz, gerente do Sine Paranaguá, e Dirceu Pereira, diretor de Assuntos Sindicais, também participaram do anúncio e reforçaram que a qualificação é a base para transformar o perfil da empregabilidade na cidade.
“A qualificação da mão de obra local é a chave para oferecer melhores oportunidades e deixar de depender apenas de serviços braçais”, avaliou Dirceu.
Informações sobre o curso
- Curso: Jato e Pintura Industrial
- Vagas: 20
- Requisitos: Ensino Fundamental completo, idade mínima de 18 anos, ambos os sexos
- Benefícios das contratações previstas: adicional de 20% de insalubridade e jornada de trabalho de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
- Inscrições: de 26 de maio a 6 de junho, na sede da Semtra
- Seletiva: dias 9 e 10 de junho, na Semtra







