Por Luiza Rampelotti
A cidade de Antonina está prestes a receber uma unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), fruto de uma parceria oficializada por meio da Lei Municipal nº 029/2025. A norma, sancionada pela prefeita Rozane Maristela Benedetti Osaki (PSD) e publicada no Diário Oficial dos Municípios no último dia 17, autoriza a cessão de uso de um imóvel histórico localizado no centro da cidade ao Sesc Paraná.
A cessão envolve um sobrado de dois andares construído em pedra e cal, situado na Rua XV de Novembro, nº 49, esquina com a Travessa Sebastião de Souza. O prédio, que compõe o conjunto arquitetônico do centro histórico de Antonina, possui uma área de 351,26 metros quadrados e está avaliado em R$ 120 mil. Segundo o texto da lei, o espaço será destinado exclusivamente à implantação de uma unidade cultural do Sesc/PR, com atividades voltadas à promoção da cultura, educação e lazer.
De acordo com a legislação, as obras de restauro do imóvel serão de responsabilidade do Sesc Paraná e deverão ter início no prazo máximo de 24 meses a partir da publicação da lei. A unidade do Sesc terá prazo inicial de cessão de uso de 25 anos, prorrogável por igual período mediante nova autorização legislativa. Caso a finalidade prevista não seja cumprida no prazo de cinco anos após o registro da cessão em cartório, o imóvel retornará ao patrimônio do município.
Resgate do patrimônio e valorização da cultura
Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Thiago Afonso, a iniciativa é uma estratégia de valorização do patrimônio arquitetônico e histórico da cidade, ao mesmo tempo em que amplia a oferta de espaços culturais no litoral do estado. O sobrado a ser restaurado está localizado em uma das principais vias do centro de Antonina e integra o contexto urbano de preservação da memória local.
“A instalação de uma unidade do Sesc reforça o potencial de Antonina como polo cultural e turístico, além de criar novas oportunidades de acesso à formação artística e eventos comunitários. O município, conhecido por suas manifestações culturais populares, como o carnaval, as festas religiosas e as tradições caiçaras, poderá consolidar, por meio dessa parceria, um novo ponto de referência para atividades culturais permanentes”, afirmou Thiago à Ilha do Mel FM.
A Ilha do Mel FM procurou a assessoria de comunicação do Sesc Paraná em busca de mais informações sobre a futura unidade cultural a ser instalada em Antonina. Entre os pontos questionados, estão o cronograma das obras de restauro, o formato da programação prevista, entre outros. Até o fechamento desta reportagem, não houve retorno. O conteúdo será atualizado assim que as respostas forem enviadas.









