Com oficinas de canoagem e fotografia, o projeto Pá na Água atende 45 crianças e adolescentes de escolas públicas em Paranaguá. A iniciativa é realizada pelo Centro Cultural 5C (Organização da Sociedade Civil), que tem como missão Transformar Mundos por meio dos cinco pilares: Conhecimento, Cooperação, Cultura, Comunidade e Conscientização. O projeto conta com o apoio do Grupo Interalli e do Ministério da Cultura.

As atividades de remada acontecem às quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Segundo o instrutor de remada Juliano Carvalho, o principal objetivo é oferecer uma alternativa saudável ao tempo ocioso e transmitir valores por meio do esporte e dos princípios do 5C. “É muito gratificante estar com eles na água e poder transmitir algo positivo”, afirma.
As oficinas de fotografia, conduzidas pelo fotógrafo Gio Negromonte, também integram o projeto. Além de aprender técnicas fotográficas, os participantes visitam pontos culturais e históricos da cidade, como o Aquário Marinho, o Mercado do Peixe, o Museu de Arqueologia e Etnologia, a Ilha de Piaçaguera e locais culturais na Ilha dos Valadares.

“A fotografia tem ajudado esses jovens a desenvolver um novo olhar sobre Paranaguá. No fim, vamos realizar uma exposição com as fotos produzidas por eles”, explica Gio.
O coordenador do projeto, Alex Sales, ressalta que a prática da canoa polinésia vai além do esporte, promovendo disciplina, trabalho em equipe e valorização da cultura local. “Esse esporte, que geralmente não é acessível a todos, ensina disciplina, cooperação e fortalece o vínculo dos jovens com a cultura parnanguara e com a natureza”, destaca.

Nesta semana, os participantes tiveram uma aula especial, que integrou remada e fotografia durante um passeio no Rio Itiberê. “Hoje, eles remaram, fotografaram e aprenderam mais sobre enquadramento e composição durante a atividade”, completa Gio.

Da assessoria






