Ilha do Mel FM
segunda-feira, dezembro 15, 2025
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
segunda-feira, dezembro 15, 2025
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Home Policial

PF deflagra operação contra grupo que vendia aparelhos para acesso ilegal à TV por assinatura

por Redação Ilha do Mel
29/07/2025 - 08:48
PF deflagra operação contra grupo que vendia aparelhos para acesso ilegal à TV por assinatura

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 29, uma operação para desarticular uma suposta organização criminosa especializada na importação, distribuição e venda de aparelhos ilegais de IPTV, popularmente conhecidos como “TV Box” e “Gatonet”.

O esquema movimentou valores milionários e operava com alto grau de sofisticação, envolvendo logística transnacional e estrutura empresarial de fachada.

A ação contou com a participação de 38 policiais federais e o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão, sendo 8 em Curitiba, 3 em Foz do Iguaçu e 1 em Brasília. Também foram determinadas medidas cautelares de grande impacto, como o bloqueio de valores de até R$ 33 milhões, o sequestro de veículos e imóveis, além do bloqueio de sites utilizados para viabilizar a venda dos aparelhos ilegais.

As investigações tiveram início após denúncia de uma entidade representativa do setor de telecomunicações, que identificou a comercialização de dispositivos eletrônicos destinados à recepção indevida de sinais de TV. Constatou-se que o site era gerenciado por um casal residente na capital paranaense, que utilizava empresas de fachada para ocultar a origem ilícita dos lucros.

Com o aprofundamento das investigações, a Polícia Federal conseguiu mapear outro casal residente em Curitiba, bem como familiares a eles vinculados, que atuavam no mesmo ramo de comercialização, viabilizando a estrutura de vendas para todo o Brasil.

O fornecimento dos aparelhos era feito a partir da fronteira com o Paraguai, clandestinamente, por meio de Foz do Iguaçu, sendo operado por indivíduos especializados no contrabando. Os dispositivos ingressavam no país sem o devido recolhimento de tributos, caracterizando o crime de contrabando, já que sua comercialização é proibida pela Anatel, e eram distribuídos a partir de Curitiba para consumidores em diversas regiões do país.

A Polícia Federal identificou uma estrutura criminosa organizada, com divisão clara de funções entre importadores, operadores logísticos, intermediários financeiros e comerciantes digitais. Também foram detectadas movimentações financeiras milionárias totalmente incompatíveis com a renda declarada dos envolvidos.

Apenas um dos casais investigados apresentou indícios de enriquecimento ilícito de aproximadamente R$ 5 milhões, com aquisição de imóveis, veículos e artigos de luxo.

A investigação aponta a prática dos crimes de contrabando, violação de direitos autorais, desenvolvimento clandestino de atividades de telecomunicações e organização criminosa. Os mandados foram expedidos pela 9ª Vara Federal de Curitiba, que também determinou o bloqueio de bens e ativos com o objetivo de garantir eventual ressarcimento ao Estado, além do bloqueio de sites utilizados para a comercialização dos aparelhos ilícitos.

As apurações seguem em andamento para identificar outros participantes e aprofundar o mapeamento da rede de pirataria digital, que, segundo os investigadores, causava prejuízos expressivos ao setor audiovisual e à ordem econômica nacional.

A operação foi batizada de PRAEDO, termo em latim que significa “pirata”, em alusão à prática de pirataria digital viabilizada pelos dispositivos comercializados ilegalmente. Os aparelhos permitiam o acesso não autorizado a conteúdos pagos de televisão por assinatura e serviços de streaming, sem qualquer remuneração aos legítimos detentores dos direitos autorais.

Comunicação Social da PF no Paraná

SendShare130Send

Notícias Relacionadas

Foto: MPPR
Policial

Gaeco e forças policiais deflagram operação e cumprem 28 mandados de busca e apreensão contra integrantes de organização ligada ao tráfico de drogas no Litoral

10 de dezembro de 2025
Foto: GCM
Policial

Homem que agrediu e tentou estrangular a esposa em Matinhos é preso pela GCM

9 de dezembro de 2025
Foto: PMPR
Policial

PM encontra submetralhadora em “biqueira” de Guaratuba

9 de dezembro de 2025
Foto: Divulgação
Policial

VIOLÊNCIA SEM FIM: Homem é alvejado por disparos de arma de fogo dentro de casa em Paranaguá

9 de dezembro de 2025
Foto: MPPR
Policial

OPERAÇÃO ESQUADRO: Gaeco apura o envolvimento de guardas municipais com o tráfico de drogas em Paranaguá

12 de dezembro de 2025
Foto: GCM
Policial

Patrulha Ambiental resgata ave de rapina de grande porte em Alexandra

5 de dezembro de 2025
Próxima Notícia
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Navio-escola atraca em Paranaguá e oferece vivência em alto-mar a universitários

Por favor login para participar da conversa

OUÇA ON-LINE

Seu navegador não suporta a reprodução de áudio.

TELEFONE COMERCIAL

- Kadu Moccia: (41) 98424-3738
- Danielle Braz: (41) 99673-7392

WHATSAPP

ENDEREÇO

Av. Gabriel de Lara, 1553, João Gualberto
83221-554 - Paranaguá - PR

E-MAIL

comercial@ilhadomelfm.com.br

Instagram Youtube Facebook
Instagram Youtube Facebook

2023 – Todos os Direitos Reservados a Rádio Ilha do Mel FM Ltda
Desenvolvido por Contteudo

Whatsapp Instagram Youtube Facebook Twitter
2023 – Todos os Direitos Reservados a Ilha do Mel
Desenvolvido por Contteudo
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024

© 2023 Ilha do Mel - Desenvolvido e Hospedado por Contteudo .