A construção da Ponte de Guaratuba atingiu nesta terça-feira, 19, um marco histórico: a concretagem da última estaca marítima. O avanço consolida uma das etapas mais desafiadoras da obra, especialmente no trecho estaiado, que exigiu soluções técnicas complexas devido às condições geológicas e à influência das marés da Baía de Guaratuba.
DESAFIO
De acordo com a engenheira fiscal do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Larissa Vieira, a etapa foi considerada uma das mais emblemáticas.
“Esse trecho foi emblemático devido à complexidade das fundações, que demandaram estacas de grande porte e exigiram soluções técnicas frente à forte influência das marés e às variações climáticas. Ainda assim, com planejamento, precisão e atuação integrada das equipes, concluímos com êxito mais uma fase fundamental da construção”, destacou.
O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, reforçou a importância da conquista.
“Mais uma etapa concluída e a ponte está cada vez mais próxima de ser entregue aos paranaenses, em abril do ano que vem. Não é apenas um grande investimento, como também um marco para a engenharia rodoviária do Paraná”, afirmou.
Foto: Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba
ESTRUTURA
No total, o projeto contemplou 64 estacas marítimas, sendo 24 no trecho estaiado da ponte, o mais complexo e estratégico, com vão livre de 160 metros para navegação. Cada estaca possui diâmetros entre 1,80 m e 2,20 m, comprimentos de 20 a 50 metros e peso médio de 350 toneladas, podendo chegar a 500 toneladas.
O processo de execução utilizou tecnologia avançada, com cravação de camisas metálicas, escavação por perfuratriz, drenagem, armações içadas por guindaste e concretagem submersa. Foram aplicados cerca de 8.550 metros cúbicos de concreto — o equivalente a mais de 1.000 caminhões betoneira — além de 770 toneladas de aço.
Foto: Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba
TRABALHADORES
O operador de perfuração Adenildo de Jesus Anastácio celebrou o feito.
“Concluir essa etapa de trabalho na Ponte de Guaratuba, aguardada há mais de 40 anos pelos paranaenses, é motivo de grande orgulho. Estou feliz por fazer parte de uma obra histórica para o estado”, disse.
Foto: Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba
PROJETO
As obras da ponte já alcançaram 70% de execução. Além da estrutura principal, os acessos viários avançam com trechos de 940 metros em Guaratuba e 880 metros em Matinhos, integrando ciclovias, rodovias, rotatórias e áreas para pedestres. A extensão total, incluindo a ponte, chegará a 3,07 quilômetros.
Foto: Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba
O investimento é de quase R$ 400 milhões do Governo do Estado, por meio do DER/PR e da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). A inauguração está prevista para abril de 2026. A população pode acompanhar o andamento em tempo real pelo site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.