A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforçou nesta semana o alerta para pais e responsáveis sobre o risco de intoxicação infantil por medicamentos, problema que segue em alta no Paraná.
Em 2025, já foram registrados 863 casos envolvendo crianças de até 12 anos. Nos anos anteriores, os números foram ainda maiores: 1.221 casos em 2023 e 1.228 em 2024. A maioria das ocorrências acontece dentro de casa.
DADOS
Segundo a Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações (DVVZI), o Paraná concentra quase 9% das ocorrências de intoxicação por medicamentos registradas em todo o Brasil. Nacionalmente, já são 9.800 casos.
Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o problema exige atenção dentro do ambiente familiar.
“Faço um alerta. Temos que cuidar do ambiente da nossa casa e deixar os remédios fora do alcance das crianças. Muitas vezes são crianças pequenas que acabam ingerindo medicamentos e que podem sofrer danos enormes à saúde”, disse.
Ele reforçou ainda que o Paraná possui um diferencial: todos os casos são notificados em tempo real, o que permite uma resposta mais rápida da rede de saúde.

CAMPANHA
A Sesa mantém ao longo do ano ações de orientação, capacitação e campanhas educativas. Em outubro, as 22 Regionais de Saúde realizam atividades específicas para reforçar junto aos pais e responsáveis a importância do uso correto e do armazenamento seguro dos medicamentos.
ORIENTAÇÕES
Entre as principais recomendações estão:
-
Nunca dizer às crianças que remédio é “doce”, “faz crescer” ou “deixa forte”;
-
Guardar medicamentos trancados e fora do alcance de crianças e adolescentes;
-
Evitar a automedicação e nunca utilizar medicamentos sem prescrição médica.
EMERGÊNCIA
Em casos de suspeita de intoxicação, a orientação é procurar imediatamente um serviço de urgência ou emergência, levando a embalagem ou o nome do medicamento ingerido. Também é fundamental manter os contatos dos Centros de Informações e Assistência Toxicológica (CIATox), que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana:
-
CIATox Paraná (Curitiba): 0800 410 148
-
CIATox Londrina: (43) 3371-2244
-
CIATox Maringá: (44) 3011-9127
-
CIATox Cascavel: (45) 3321-5261
Com informações da AEN








