Pescadores e profissionais ligados ao turismo das comunidades de Guaraguaçu, Maciel e dos balneários de Pontal do Paraná participaram, entre 13 e 15 de agosto, da 3ª edição do Curso de Turismo de Pesca, promovido pela Portos do Paraná no Iate Club de Pontal do Sul. A capacitação gratuita teve como foco qualificar o atendimento aos turistas e fortalecer o turismo de pesca no Litoral.
CAPACITAÇÃO
O curso faz parte do Programa de Educação Ambiental da Portos do Paraná e atende exigências do licenciamento ambiental do Ibama. Os participantes receberam orientações sobre recepção de turistas, preparo de embarcações, segurança no transporte e atendimento de qualidade ao público.
“Atendemos uma linha específica de fortalecimento da atividade pesqueira, que busca melhorar a qualidade de vida das comunidades do entorno do porto e trazer alternativas de geração de renda”, destacou o coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade da empresa pública, Pedro Pisacco.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
PARCERIAS
A iniciativa contou com apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná, da Cia Ambiental e da agência Igarapesca. Para a vice-prefeita de Pontal, Patrícia Millo Marcomini, a ação reforça a valorização da pesca como patrimônio cultural.
“Vendo o professor com os estudantes, a gente realmente entende que a pesca é uma arte, e não tenho dúvidas de que os nossos pescadores, depois de concluir o curso, vão poder instruir todos os turistas na pesca esportiva”, afirmou.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
DEMANDA
A Colônia de Pescadores Z-5 de Pontal do Paraná registrou grande procura. O presidente da entidade, Rubens Marcelino da Veiga, destacou a importância da qualificação:
“O curso é para melhorar a situação do turismo para os nossos pescadores, pois é muito importante para o ganho financeiro. Estamos aqui hoje com ansiedade por esse diploma”. Atualmente, a Colônia conta com 780 associados.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
MUDANÇA
Além da capacitação prática, o curso também trouxe novos olhares para os pescadores.
“Na pesca profissional a gente leva o peixe morto para o mercado. Aqui eu aprendi sobre a pesca esportiva, que é quando você pega o peixe e solta de volta no mar. O curso já está mudando a nossa mentalidade”, disse Edson da Silva Cordeiro, presidente da Associação da Ilha do Maciel.
Com mais de uma década de experiência na área, o aluno Wilson Nascimento avaliou a ação como oportunidade de crescimento.
“A gente nunca teve uma chance como essa. Para mim, é muito importante aprender a lidar com o público e saber como se comportar dentro da embarcação, porque a segurança vem em primeiro lugar”, destacou.