A Ilha do Mel, em Paranaguá, recebeu no último fim de semana uma edição extra do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná). A ação contemplou 102 animais com serviços de castração, vacinação e implantação de microchip, sendo que 75 receberam o pacote completo.
Esta foi a segunda vez que a iniciativa ocorreu na Unidade de Conservação — a primeira, em dezembro do ano passado, atendeu 300 pets.
ATENDIMENTO
Os procedimentos foram realizados no sábado, 13, em Encantadas, e no domingo, 14, em Brasília, destinados exclusivamente a cães e gatos de moradores locais, organizações da sociedade civil e protetores independentes.
“Oferecemos diferentes possibilidades. Teve gente que levou os pets apenas para castrar, ou só para vacinar, ou só para colocar o microchip. Mas a maioria foram animais errantes que receberam todos os serviços”, explicou a coordenadora do programa, Girlene Jacob.
Foto: SECOM
ERRANTES
Foram atendidos 50 gatos errantes, ou seja, animais que vivem em locais públicos sem identificação ou vínculo com tutores. Todos passaram pelo protocolo C.E.D. (capturar, esterilizar e devolver), regulamentado pelo governo federal, que prevê o retorno dos animais às colônias de origem após os cuidados.
“As gatas fêmeas teriam até o fim deste ano mais duas gestações com uma média de quatro filhotes cada. A castração reduz de forma significativa a população desses animais, principalmente os que não têm lar de referência”, destacou a veterinária.
Foto: SECOM
FAUNA
Além do bem-estar animal, a iniciativa também protege o ecossistema da ilha.
“Essa iniciativa não é só para o bem dos pets, mas também para proteger a fauna silvestre que vive na ilha. O controle de cães e gatos ajuda a manter o equilíbrio do ecossistema e preserva a Unidade de Conservação. A castração é um ato de amor e responsabilidade”, acrescentou Girlene.
Foto: SECOM
EXPANSÃO
A edição extra não integra o 5º ciclo do CastraPet, previsto para começar ainda neste ano. A nova fase contará com investimento de R$ 19,7 milhões e passará por 318 municípios, até alcançar a totalidade das 399 cidades do Paraná em 2026. Desde o início do programa, em 2020, já foram realizadas 104.378 castrações em todo o estado.