No dia 9 de setembro, Las Vegas foi palco de uma das maiores conquistas da carreira do parnanguara Lerryan Douglas, de 30 anos. O atleta de MMA venceu o americano Cam Teague por nocaute em apenas 36 segundos de luta, durante o quinto episódio da nova temporada do Contender Series, no Apex, e garantiu seu contrato com o Ultimate Fighting Championship (UFC) — a maior e mais prestigiada organização de artes marciais mistas do mundo.
A vitória rápida e expressiva colocou Lerryan no radar internacional e abriu caminho para sua estreia no octógono mais disputado do planeta. Natural de Paranaguá, o lutador carrega na bagagem uma trajetória marcada por desafios, disciplina e a influência de sua cidade natal.
Raízes em Paranaguá e primeiros passos no esporte
Lerryan nasceu e cresceu em Paranaguá, onde viveu uma infância que ele descreve como “incrível”. Ainda jovem, se mudou para Curitiba em busca de treinamento e profissionalização no MMA. “Minha adolescência foi basicamente em Curitiba, mudei pra lá muito cedo pra treinar e me tornar profissional”, relembra em entrevista à Ilha do Mel FM.
A formação do atleta teve forte participação da família e de professores que marcaram sua trajetória. “Minha família sempre me apoiou muito no que fiz, embora eu não tivesse nenhum retorno garantido. Eles nunca deixaram de apoiar meu sonho. Também tive muita sorte em encontrar a academia OCS Jiu-Jitsu. Comecei a treinar boxe com o professor Jean Zapata e, em seguida, com o mestre Ocimar Santos. Ocimar foi a grande diferença na minha carreira, me ensinou e preparou pra uma carreira de sucesso e um homem de valores e caráter. Ele não só prepara atletas para competição, prepara para a vida”, afirma.
A decisão de viver do MMA
O desejo de se tornar atleta profissional surgiu ainda na adolescência. Aos 17 anos, Lerryan percebeu que poderia viver do esporte. “Eu via pessoas próximas de mim tendo sucesso e sempre acreditei em fazer o que amo, independente da profissão. Foi aí que entendi que era possível trilhar esse caminho”, conta.
Desde então, enfrentou inúmeros desafios, mas também colecionou vitórias marcantes. “O caminho foi árduo e divertido ao mesmo tempo. Dificuldades foram inúmeras, mas eu vejo dificuldades como uma bênção, passageiras, que servem para nos fortalecer e evoluir”, explica.
Em 2022, o parnanguara decidiu dar um passo ainda mais ousado: se mudou para a Califórnia (EUA), em busca de evolução técnica e oportunidades no cenário internacional. A mudança abriu portas e rendeu frutos.
Atualmente, Lerryan vive a melhor fase da carreira. Com a vitória no Contender, ele chegou à marca de cinco vitórias consecutivas por nocaute e soma, no cartel profissional, 13 vitórias e apenas cinco derrotas.
Nos Estados Unidos, ele também conta com o suporte de grandes nomes do esporte, como Cub Swanson, lutador do próprio UFC, que esteve em seu córner em Las Vegas.

Um lutador completo
Após garantir a tão sonhada vaga no UFC, Lerryan se definiu como um atleta completo. “Grappler, faixa-preta de jiu-jitsu. Campeão nacional de wrestling. E agora estou sendo nocauteador. Como eles falam, um lutador completo“, disse.
Para ele, a contratação pelo UFC representou a realização de um sonho que nasceu ainda na juventude. “Representou um adolescente que sonhou um dia em fazer parte dessa organização e que hoje realizou um dos seus sonhos. Agora faço parte do UFC, mas ainda tenho muita lenha pra queimar. Estou muito ansioso para conquistar meus próximos objetivos”.
No UFC, Lerryan projeta manter o ritmo e mirar o topo da categoria. “Meus principais objetivos serão continuar fazendo o que estou fazendo e escalar para o topo da minha divisão”, aponta.
Aos jovens de Paranaguá que sonham em seguir carreira no esporte, o recado é direto: “Trabalhe duro, jamais perca sua fé e use dificuldades e derrotas temporárias como forma de incentivo e vontade de vencer”, concluiu Lerryan Douglas.








