O Cineclube Currais, do projeto de extensão Centro Cultural Itinerante da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promove nesta sexta-feira, 26 de setembro, a exibição gratuita dos filmes “A Trilha Sonora de um Bairro” e “Bença”, a partir das 19h, na Escola Municipal Pastor Elias Abrahão, em Matinhos.
EXIBIÇÕES
Essa será a segunda sessão do cronograma de exibições do Cineclube Currais, que em 29 de agosto apresentou o documentário ficcional “As Cartas de William Michaud”, da cineasta paranaense Karla Nascimento, no mesmo espaço.
O primeiro filme da noite, “A Trilha Sonora de um Bairro”, dirigido por Betinho Celanex e Danilo Custódio e lançado em 2023, retrata a força criativa da comunidade periférica da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), por meio do rap e da cultura hip hop.
O documentário também aborda o cotidiano, os sonhos e os desafios dos moradores do bairro.
Na sequência, será exibido “Bença”, dirigido por Mano Cappu e produzido por Betinho Celanex. O filme, lançado em 2023 e premiado em festivais no Brasil e no exterior, traz a história de um encontro entre pai e filho dentro de uma prisão, inspirado em uma experiência real de injustiça e encarceramento.
OFICINA
Neste sábado, 27 de setembro, o diretor e produtor Betinho Celanex ministra uma oficina gratuita de produção de videoclipes, no Colégio Estadual Mustafá Salomão, em Matinhos.
O artista, que participou da criação de ambos os filmes exibidos na sexta-feira, apresentará o processo de produção e orientará participantes interessados em desenvolver projetos.
As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail: centrocultural@ufpr.br.
PROJETO
O Cineclube Currais é promovido pelo Centro Cultural Itinerante da UFPR e será realizado de agosto a novembro, com sessões mensais às sextas-feiras.
As exibições são voltadas exclusivamente a filmes produzidos no Paraná, sempre acompanhadas por integrantes das equipes de produção, com o objetivo de estimular debates após as sessões.
Segundo os organizadores, a proposta é “criar um espaço de diálogo, aprendizagem e fortalecimento comunitário, ao mesmo tempo em que promove o acesso à produção cultural local”.
O nome do projeto, “Currais”, faz referência à história e à cultura da região, buscando resgatar e fortalecer a identidade da comunidade.
A iniciativa foi aprovada pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Com informações da assessoria de imprensa








