Governo entrega novos equipamentos para fortalecer atendimento na Ilha do Mel
O investimento tem o objetivo de reforçar a estrutura de atendimento médico especialmente com a proximidade do verão, período em que a demanda por serviços de saúde aumenta significativamente
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realizou na segunda-feira, 13 de outubro, a entrega de novos equipamentos às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Nova Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel.
Avaliado em cerca de R$ 200 mil, o investimento tem o objetivo de reforçar a estrutura de atendimento médico especialmente com a proximidade do verão, período em que a demanda por serviços de saúde aumenta significativamente.
REFORÇO
Entre os equipamentos entregues estão monitores multiparamétricos, ventiladores mecânicos de transporte e um eletrocardiógrafo. Os aparelhos possibilitam suporte avançado aos pacientes durante o transporte da Ilha até hospitais de referência no continente.
Foto: SESA
Os monitores permitem acompanhar sinais vitais em tempo real, os ventiladores garantem assistência respiratória em casos de emergência, e o eletrocardiógrafo auxilia no diagnóstico de doenças cardíacas.
VISITA
A entrega foi feita apenas 15 dias após a visita técnica do diretor-geral da Sesa e atual secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves, e do superintendente de Relações Institucionais do Governo, Renato Adur, que identificaram as necessidades das unidades durante a inspeção.
“Nossa estratégia é dotar o posto de atendimento de Encantadas e de Nova Brasília de todas as condições técnicas para prestar o melhor atendimento à nossa população e aos visitantes. São medidas que fazem com que o verão seja ainda melhor e mais seguro”, afirmou César Neves.
Foto: SESA
EFICIÊNCIA
Renato Adur destacou a rapidez na entrega.
“Pouco tempo depois da visita, a Ilha do Mel já recebeu os equipamentos. Esse reforço estratégico será essencial para atender o crescimento das demandas de turismo na Unidade de Conservação”, ressaltou.
IMPACTO
O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, celebrou o investimento e enfatizou o impacto positivo para a comunidade local.
“Foi um dia importante para Paranaguá e para a Ilha do Mel. Recebemos aparelhos importantes para salvar vidas nessas duas unidades de saúde. Esses equipamentos vão permanecer após o verão e continuarão a atender as pessoas que moram nessa região tão importante”, disse.
Segundo dados da Secretaria de Turismo do Paraná (Setu), a Ilha do Mel recebeu 203.877 turistas em 2023, sendo 32.744 apenas em dezembro, o que representa 16% do total anual. O reforço na estrutura de saúde visa garantir segurança e atendimento adequado tanto para moradores quanto para visitantes durante todo o ano.