Nesta quinta (16), sexta-feira (17) e neste sábado (18), o programa Cidadania Plena – todo voto importa, de iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), atenderá as eleitoras e os eleitores do município de Guaraqueçaba e das ilhas do litoral do Paraná. As cidadãs e os cidadãos serão recebidos no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), das 9h às 17h. Na sexta-feira (17) e no sábado (18), o mutirão da Justiça Eleitoral contará com a participação do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.
Estima-se que, ao longo dos três dias de mutirão, cerca de 300 pessoas tirem o Título de Eleitor, façam revisões ou quitem seus débitos com a Justiça Eleitoral. Atenção: quem completou 15 anos já pode tirar o Título – os jovens podem votar caso completem 16 anos até a data do primeiro turno.
A iniciativa dá a largada para as Eleições 2026, que serão realizadas no dia 4 de outubro do próximo ano, em primeiro turno, e no 25 de outubro, caso haja segundo turno. Serão disputados os cargos de Presidente da República, governador, senador (duas vagas), deputado federal e deputado estadual.
Guaraqueçaba é a única localidade de difícil acesso da Justiça Eleitoral do Paraná. Os moradores precisam se deslocar por aproximadamente três horas para acessar os serviços presenciais no município sede da Justiça Eleitoral da região, que fica em Antonina. Além disso, o transporte público que atende a esse itinerário só funciona alguns dias por semana.
Ações de cidadania
A Justiça Eleitoral do Paraná, por intermédio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR), também promoverá diversas atividades de cidadania no Colégio Estadual Marcílio Dias e na Escola Municipal Barbosa Pinto. A equipe da EJE-PR e autoridades organizarão uma votação simulada em urnas eletrônicas e discutirão, em rodas de conversa com as estudantes e com os estudantes, utilizando jogos interativos e por meio de palestras, a importância do voto e o processo eleitoral.
Mutirão com outras instituições
Nos dias 16 e 17 de outubro, no mesmo mutirão, os serviços da Justiça Federal também serão oferecidos, por intermédio do projeto Aproxima, que mobiliza 14 instituições públicas do estado. As entidades prestarão atendimentos sobre bolsa-família, CadÚnico, emissão de RG, aposentadoria, divórcio, multas ambientais, entre outros serviços.
Mutirão Justiça Eleitoral Eleições 2026 e Projeto Aproxima
De 16 a 18 de outubro: atendimentos da Justiça Eleitoral
De 16 a 17 de outubro: Justiça Federal, INSS, MPF, DPU, DPE, PM, UFPR, entre outras instituições.
Horário: das 9h às 17h
Local: Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – Rua Salim do Carmo, 190 – Centro












