O Governo do Estado intensificou as ações da Campanha Estadual de Multivacinação, que segue até 31 de outubro, com a aplicação de vacinas diretamente nas escolas públicas e particulares do Paraná.
A iniciativa, realizada pelas equipes municipais de saúde e coordenada pelas secretarias estaduais da Saúde e da Educação, contempla 7.392 escolas públicas e 500 particulares, abrangendo todos os 399 municípios paranaenses.
ABRANGÊNCIA
A campanha tem como meta reforçar a imunização de mais de 2,4 milhões de estudantes, com vacinas contra influenza, febre amarela, Covid-19 e HPV, além de atualizar as cadernetas vacinais. Antes da aplicação, as equipes de saúde verificam a carteirinha de cada aluno para identificar quais doses são necessárias.
De abril a setembro de 2025, já foram aplicadas 198.149 doses em ambiente escolar, sendo 145.970 contra influenza, 6.745 contra a Covid-19 e 45.434 referentes a vacinas de rotina. Nesse período, também foram avaliadas 467.610 cadernetas de vacinação e realizadas ações em 169 APAEs, 1.191 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 2.030 escolas municipais, 1.190 estaduais, 85 particulares e 10 universidades.

DECLARAÇÕES
O secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves, destacou a importância da parceria entre as secretarias e a comunidade escolar.
“As ações de vacinação em escolas se estendem durante todo o ano e devem ganhar ainda mais força com a Campanha de Multivacinação e o período de matrículas e rematrículas, já que os pais precisam apresentar a declaração de atualização vacinal”, afirmou.
ORIENTAÇÕES
Para a aplicação das vacinas nas escolas, é obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação e do termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis, que também podem acompanhar o processo presencialmente.
Os responsáveis que não autorizarem a imunização deverão apresentar, em até 30 dias, uma declaração de atualização vacinal emitida por uma unidade de saúde.
As escolas interessadas em participar da ação devem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde para agendar a visita das equipes. O Dia D de mobilização acontece neste sábado, dia 18, em todos os municípios do estado.
CUIDADO
Além de proteger os estudantes contra doenças imunopreveníveis, a campanha fortalece o vínculo entre escola, família e comunidade, promovendo o cuidado integral e a conscientização sobre a importância da vacinação como medida de saúde pública.
Com informações da AEN








