Ponte de Guaratuba avança com instalação de cinco pares de estais e mantém ritmo acelerado
Cada mastro da ponte receberá doze estais, compondo o trecho estaiado, que terá 320 metros de extensão e um vão central de 160 metros sobre o canal de navegação
As obras da Ponte de Guaratuba seguem em ritmo acelerado, com destaque para o avanço na instalação dos estais, estruturas responsáveis pela sustentação do tabuleiro. Somente em setembro, foram instalados cinco pares — três no apoio 04 e dois no apoio 05.
Cada mastro da ponte receberá doze estais, compondo o trecho estaiado, que terá 320 metros de extensão e um vão central de 160 metros sobre o canal de navegação.
Foto: DER-PR
ESTRUTURA
Atualmente, o trecho estaiado soma 118 metros executados pelo método de balanços sucessivos. Tanto o apoio 04 quanto o 05 contam com quatro pares de aduelas, segmentos de concreto moldados in loco que formarão o tabuleiro da ponte. Essas estruturas se conectarão ao trecho pré-moldado, onde os trabalhos também mantêm bom ritmo.
Até o momento, 132 das 164 vigas longarinas já foram fabricadas e 120 lançadas sobre as travessas. Essa parte corresponde à área mais próxima do acesso em Guaratuba, que apresenta avanço visível nas obras.
No total, já foram concluídos 13 vãos do tabuleiro, totalizando 554,9 metros do trecho pré-moldado. A ponte contará com 23 vãos — 20 pré-moldados e três estaiados.
De acordo com o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti, o andamento da obra representa um marco importante.
“O avanço da ponte sobre o canal impressiona. A instalação dos estais simboliza uma nova fase da obra e evidencia o porte dessa estrutura que vai transformar a mobilidade no litoral do Paraná”, afirmou.
Foto: DER-PR
FABRICAÇÃO
A fabricação das vigas longarinas do lado de Guaratuba já foi concluída, e agora teve início a produção das vigas destinadas ao lado de Matinhos. O uso de elementos pré-moldados garante maior agilidade na execução e eficiência no cronograma.
Foto: Ari Dias
ACESSOS
Nos acessos, ambos situados em Guaratuba, mas denominados operacionalmente como “lado de Matinhos” e “lado de Guaratuba”, os serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação estão em andamento.
O destaque é o rebaixamento do morro no acesso ao centro de Guaratuba, onde já foram executadas contenções em 10 mil m² de área. No lado de Matinhos, foi iniciada a construção da estrutura de solo reforçado, composta por camadas de solo compactado intercaladas com reforços geocompostos e placas de concreto.
Essa técnica forma um muro de contenção resistente, utilizado na cabeceira da ponte para garantir estabilidade entre o aterro e a rodovia.
Foto: Ari Dias
ACOMPANHAMENTO
A obra é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, sob coordenação do DER/PR, autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
Os interessados podem acompanhar o andamento dos trabalhos em tempo real, por meio das câmeras de monitoramento disponíveis no site: www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.