Formatura do Projeto Cumbuca marca transformação de jovens em Paranaguá
O evento reuniu familiares, professores e parceiros para celebrar o encerramento de dois meses de encontros que promoveram autoconhecimento, empatia e protagonismo juvenil
Doze jovens do Colégio Arthur Miranda Ramos, em Paranaguá, concluíram na quinta-feira, 6, a primeira turma do Projeto Cumbuca, em uma cerimônia emocionante realizada no 5C Centro Cultural. O evento reuniu familiares, professores e parceiros para celebrar o encerramento de dois meses de encontros que promoveram autoconhecimento, empatia e protagonismo juvenil.
INICIATIVA
Idealizado por João Costa Júnior, fundador do 5C e conhecido como Jota, o Projeto Cumbuca nasceu com o propósito de ajudar adolescentes a se conhecerem melhor e encontrarem seus caminhos pessoais e profissionais. A ação conta com o apoio da Portos do Paraná e do Grupo Interalli, formado pela Interalli Grãos e CBL Líquidos.
Ao todo, 56 estudantes demonstraram interesse em participar do projeto, mas 12 concluíram os oito encontros, que reuniram dinâmicas, debates e leituras voltadas ao desenvolvimento pessoal.
Foto: Divulgação
EXPANSÃO
Durante a cerimônia, Jota anunciou planos de ampliar o projeto em 2026, levando o Cumbuca para nove escolas e formando dez novas turmas.
“Encerramos 2025 com essa turma, a primeira do Colégio Arthur Miranda Ramos, o colégio em que eu fui criado, praticamente. Para o ano que vem, o objetivo é chegar a nove escolas, formando dez turmas de jovens. O Cumbuca é um passo na vida desses estudantes para que eles se encontrem”, afirmou.
Foto: Divulgação
IMPACTO
Para a controller do Grupo Interalli, Daniele Matoso, o Cumbuca representa mais do que uma ação de apoio à educação — é um investimento em transformação social.
“O Projeto Cumbuca é um espaço onde sonhos ganham forma. Aqui, cada adolescente descobre seu potencial, acredita em si e entende que pode transformar o próprio futuro. No Cumbuca, nós despertamos sonhos, e quando um jovem sonha, o mundo se transforma junto com ele”, destacou.
Foto: Divulgação
DEPOIMENTOS
Entre os formandos, Júlia Oliveira compartilhou como a experiência mudou sua perspectiva sobre o futuro.
“Antes do curso Cumbuca eu era muito indecisa sobre o que queria seguir no futuro. Tinha algumas ideias, mas nenhuma certeza. Com o curso, consegui me conhecer melhor, entender os meus gostos, e o meu sonho é ser jornalista”, contou.
Foto: Divulgação
RECONHECIMENTO
Encerrando a cerimônia, Jota agradeceu às parcerias e à direção do colégio, destacando o papel fundamental da comunidade escolar.
“O Cumbuca é um passo na vida dos jovens para que eles se encontrem. Tenho certeza de que o que conseguimos realizar hoje, como projeto-piloto no Colégio Arthur Miranda Ramos, foi apenas o início. Agradeço imensamente à professora Cláudia por abrir as portas da escola e esse caminho junto com os jovens”, afirmou.
O Projeto Cumbuca encerra seu primeiro ciclo deixando uma marca de transformação e esperança, com o compromisso de continuar inspirando jovens de Paranaguá e de outras escolas em 2026.