A atividade gratuita será realizada no Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá, na Avenida Antônio Carlos Rodrigues, 453, sempre de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h. As inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível no link do projeto e serão confirmadas por WhatsApp ou e-mail.
O programa oferece formação técnica na área de cenografia, voltada a profissionais ou iniciantes interessados em trabalhar com criação de cenários para teatro, música, dança e eventos culturais.
FORMAÇÃO
Aprovado no Edital Qualifica Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, o projeto tem como objetivo ampliar o acesso à formação técnica nas artes da cena. A proposta inclui conhecimentos conceituais, teóricos, históricos, estéticos e práticos, sempre com foco na criação cenográfica.
As oficinas são conduzidas pelo cenógrafo e arquiteto Gelson Amaral, profissional com trajetória reconhecida nacionalmente. Ele já integrou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT) e recebeu o Prêmio Shell de Melhor Cenografia em 2002.

“Os ofícios de profissionais das áreas técnicas do teatro são aprendizados adquiridos muitas vezes na prática. É um aprender que se faz constante”, analisa Amaral. “Nossa ideia é criar, em cada cidade, um espaço de experimentação que dê a possibilidade aos participantes de vivenciarem na prática os estudos da linguagem cenográfica, com a projeção de cenários, experimentos com maquetes, manipulação de materiais e a confecção de projetos de cenários e/ou elementos cênicos”, justifica.
METODOLOGIA
O curso propõe atividades que incluem criação de maquetes, manipulação de materiais, projeção de cenários e visitas técnicas a espaços teatrais com acessibilidade. O objetivo é aproximar os participantes dos processos criativos e construtivos da cenografia, estimulando o pensamento estético e o desenvolvimento de projetos completos.
Os materiais utilizados nas aulas são fornecidos gratuitamente aos alunos.
EQUIPE
Além de Amaral, o projeto conta com a participação da pesquisadora e doutora em Artes Cênicas Carin Louro e do ator e diretor Marcos Martins. A produção executiva é coordenada por Álvaro Canholi, da PÁ! Artística.
“Este projeto possui caráter formativo e, por si só, já cumpre com o importante papel de atuação social, comunitária e democratizadora que toda proposta cultural deve assumir”, diz.
ACESSO
Paranaguá é a última das oito cidades atendidas pelo projeto, que disponibiliza 40 vagas por município para participantes com mais de 18 anos. Além das aulas presenciais, todos os alunos têm acesso a vídeos didáticos com tradução em LIBRAS, e as atividades ocorrem em espaços com acessibilidade garantida.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail nucleosartesdacena@gmail.com ou pelo perfil @nucleos_pr_cenografia nas redes sociais.
SERVIÇO
Núcleos Paranaenses de Cenografia – Oficinas de Cenografia
De 01 a 12 de dezembro
Local: Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá, Avenida Antônio Carlos Rodrigues, 453
Horário: De segunda a sexta-feira, das 19h às 21h











