Líderes da La Violetera participaram, nesta semana, de uma vivência no Centro Cultural 5C, em Paranaguá, onde conheceram ações do projeto Cumbuca e do programa InsPIRA, iniciativas que unem natureza, propósito e desenvolvimento humano. A atividade marcou o encerramento de um ciclo anual de formações realizadas pelo 5C dentro da empresa.
IMERSÃO
Durante a visita, o grupo participou da tradicional remada em canoa havaiana, prática que simboliza união, sincronia e trabalho coletivo. Os participantes também acompanharam de perto projetos sociais desenvolvidos pelo 5C com mais de 300 crianças da comunidade. A programação incluiu dinâmicas de integração, momentos de reflexão, apresentação da banda e do coral do projeto, além de almoço caiçara.
O fundador do 5C, João Costa Junior, destacou a importância da parceria.
“Foi o encerramento de um processo que desenvolvemos ao longo de todo o ano, realizando atividades do projeto Cumbuca dentro da empresa e finalizando esse ciclo com uma vivência especial aqui no 5C”, afirmou.
LIDERANÇA
Segundo João, a remada em canoa havaiana reforça competências essenciais ao ambiente corporativo.
“Conectamos a experiência da água ao planejamento das ações de 2026. É um momento de reflexão que fortalece a liderança”, disse.
A gerente de Recursos Humanos da La Violetera, Marlis Vais Burgos, destacou o impacto da atividade.
“Retornar ao 5C é extremamente inspirador. Na primeira visita, éramos quatro pessoas e dali surgiu a inspiração para criar um programa de liderança dentro da empresa. Voltar agora com todo o time é a sensação de missão cumprida”, afirmou.
Para ela, a metodologia adotada pelo 5C amplia o alcance da formação.
“Aqui, não seguimos aquele protocolo de ‘formação de prateleira’. Colocamos as pessoas em situações reais, onde elas se conectam com um propósito. É uma experiência transformadora”, completou.
REFLEXÃO
A coordenadora de Qualidade da La Violetera, Larissa de Oliveira Ferreira Biela, participou pela primeira vez da vivência e avaliou o encontro como marcante.
“Vou levar uma lição muito gratificante, que me fez refletir sobre onde quero colocar meu foco e minhas expectativas para 2026 — tanto na equipe quanto na minha vida pessoal”, disse.
Larissa, que também atua em ações sociais em sua comunidade, reforçou a importância do trabalho do 5C.
“É uma forma de mostrar para essas crianças que tudo é possível, que existe esperança. Esse tipo de ação transforma vidas”, afirmou.
Com informações da assessoria de imprensa










