A movimentação nos portos do Paraná somou 61.213.363 toneladas entre janeiro e outubro, impulsionada principalmente pelas exportações de soja, farelo de soja e açúcar a granel. Os dados, divulgados pela Portos do Paraná, mostram avanço significativo no ritmo operacional e indicam que o complexo pode atingir um novo recorde ainda em 2025.
“Tudo indica que iremos superar o recorde de 2024, que foi de 66,7 milhões de toneladas movimentadas, pois já alcançamos 91,75% de todo o resultado do ano passado. A nossa meta é fechar 2025 com mais de 70 milhões” afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
OUTUBRO
O mês de outubro registrou 5.867.284 toneladas operadas, com valor FOB de US$ 4,2 bilhões — o maior resultado mensal da série histórica. As exportações representaram a maior parte, totalizando 3.552.621 toneladas.
O milho foi o destaque: 3.547.433 toneladas embarcadas, um avanço de 275% em relação a outubro de 2024, quando foram registradas 945.174 toneladas.
“A produção do nosso estado foi muito positiva, havendo um favorecimento à exportação do produto, casado à capacidade de nossos corredores de exportação que operam o ano todo sem filas para atracação”, explicou o diretor de Operações Portuárias, Gabriel Vieira.
O executivo também destacou o avanço da soja em grão, que alcançou 815.327 toneladas exportadas apenas em outubro.
CONTÊINERES
Na operação de contêineres, outubro apresentou crescimento de 24%, com mais de 890 toneladas saindo de Paranaguá. No acumulado dos 10 meses, o segmento soma mais de 7,9 milhões de toneladas, variação positiva de 4%.
As carnes de aves congeladas representaram 25,8% das exportações em contêineres, com 2.270.587 toneladas, mantendo o Porto de Paranaguá como o maior corredor de exportação de carne de frango do mundo.
O Porto também segue na liderança nacional na exportação de óleo de soja. O Porto foi responsável pelo envio de 63% de toda a produção nacional destinada ao exterior, totalizando mais de 860 mil toneladas. Os granéis líquidos somam 8.025.092 toneladas neste ano, representando um crescimento de mais de 3% em relação ao ano passado (7.799.610 toneladas).
IMPORTAÇÕES
Os fertilizantes seguem como o principal produto importado. Em outubro, foram 916.109 toneladas — queda de 18% em relação ao mesmo mês de 2024. Ainda assim no acumulado do ano, os portos paranaenses seguem na liderança nacional na recepção desse tipo de carga, com alta de 6% em relação ao ano anterior.
O Paraná permanece como a principal porta de entrada de fertilizantes no país, com pouco mais de 25% de toda a importação brasileira.
“Nós tivemos uma eficiência muito grande, a perspectiva é de chegar próximo aos 12 milhões de toneladas de fertilizantes este ano, mostrando que o nosso complexo tem infraestrutura adequada e pronta para atendimento do mercado”, destacou Vieira.
FLUXO
O volume de atracações de navios já supera todo o ano de 2024: foram 2.341 navios até agora, contra 2.298 no ano anterior.
O pátio de triagem também registrou avanço: 444.177 caminhões carregados com granéis sólidos passaram pelo local, 22% a mais que os 392.214 de 2024.
A circulação de vagões ferroviários apresentou crescimento de 17% no fluxo de vagões analisado nos últimos 30 dias e aumento de 33% nas cargas transportadas em relação a outubro de 2024. No total do ano, porém, há leve redução de 1% no número de vagões e queda de 0,4% nas cargas.
Com informações da Portos do Paraná








