A UFPR Litoral, em Matinhos, recebe de 3 a 5 de dezembro a XIV Feira Regional de Ciências e a final do Desafio REBIMAR, mobilizando estudantes da rede pública a desenvolver propostas científicas sobre o tema “Mudanças Climáticas e o Litoral do Paraná”. A iniciativa reúne Clubes de Ciências em parceria com a Rede NAPI Paraná Faz Ciência e busca transformar questões do cotidiano em investigação, aprendizado e soluções conectadas ao território.
PROCESSO
Ao longo do ano, o Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR (LabMóvel) realizou ações para incentivar criatividade, reflexão e senso crítico entre alunos da Educação Básica. Os estudantes participaram do desenvolvimento de projetos em diversas áreas, aproximando a ciência do dia a dia da comunidade litorânea.
Na etapa final, o Desafio REBIMAR ganhou campo prático. Em três meses, as equipes passaram por seis etapas de trabalhos envolvendo os Clubes de Ciências dos Colégios Estaduais Gabriel de Lara e Professora Abigail dos Santos Corrêa, ambos de Matinhos. Com apoio de materiais didáticos do REBIMAR, seminários, oficinas e aulas de campo, os grupos realizaram pesquisas no Parque Estadual Rio da Onça e na região do Cabaraquara. Os estudantes também produziram materiais de divulgação científica criados por eles próprios.
IMPACTO
A proposta é fortalecer o pensamento crítico, a pesquisa científica e a conexão entre ciência e comunidade, ampliando a compreensão sobre os impactos das mudanças climáticas no Litoral e valorizando a biodiversidade e a conservação ambiental.
“Queremos inspirar os estudantes a olhar para o território em que vivem e perceber que eles podem ser parte da solução. A emergência climática é global, mas a transformação começa em nível local”, afirma Marjorie Ramos, técnica em Educação Ambiental e coordenadora da iniciativa.
PROGRAMA
O Desafio REBIMAR 2025 integra o Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR), da Associação MarBrasil, com patrocínio do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e apoio científico de universidades parceiras. O REBIMAR atua na conservação da região litorânea, especialmente no Paraná e no sul de São Paulo, com ações socioambientais, pesquisa e educação.
Com informações de: FAPPR









