A Prefeitura de Matinhos divulgou, neste sábado, 03, o balanço parcial da força-tarefa de limpeza pública durante a alta temporada de verão. Os dados revelam um esforço operacional histórico da administração municipal para manter a cidade limpa. Entre os dias 22 de dezembro e 02 de janeiro, o município coletou um total de 1.696.994 kg (quase 1,7 mil toneladas) de resíduos. O volume diário chega a ser 20 vezes maior que a limpeza de areia.
De acordo com a Prefeitura, para dimensionar o desafio logístico, a média diária de coleta gira em torno de 140 toneladas. Somente no dia 02 de janeiro, foram retiradas das ruas 197 toneladas de lixo. O volume contrasta significativamente com os dados divulgados sobre a limpeza da faixa de areia realizada pela Sanepar.
“Enquanto a companhia estadual recolhe uma média de 7 toneladas/dia somando os três principais municípios do litoral, a Prefeitura de Matinhos, sozinha, gerencia um volume de resíduos até 20 vezes superior diariamente, garantindo a destinação correta do lixo domiciliar, comercial e da orla”, afirma a Prefeitura de Matinhos.

OPERAÇÃO CONJUNTA
Para atender à demanda, a Prefeitura montou uma operação conjunta entre a Secretaria de Obras e a Secretaria de Meio Ambiente. Ao todo, mais de 23 caminhões estão em operação, trabalhando em regime de turnos ininterruptos.
Os comboios iniciam os trabalhos ainda na madrugada, às 4h da manhã, realizando até três repasses por dia nos pontos mais críticos para evitar o acúmulo de sacolas e garantir que moradores e turistas encontrem a cidade organizada e limpa ao amanhecer.
“É um trabalho silencioso, mas gigantesco, que começa antes do sol nascer. Enquanto a limpeza de areia é importante, a estrutura pesada de coleta, que retira toneladas de resíduos das ruas e lixeiras, é 100% gerida e custeada pelo município com maquinário e pessoal próprios e contratados”, destaca a administração municipal.
Segundo Adriano Ribeiro, secretário de Meio Ambiente de Matinhos, o volume coletado nesse período é 12% superior ao de 2024/2025 (do dia 22 de dezembro a 02 de janeiro):
– Período 24/25 : 1.507.405 kg
– Período 25/26: 1.696.994 kg
– Aumento de 12,6 %
“Quando a equipe da Sanepar, em torno de 9 pessoas chegam às praias, em torno das 8 e 30 da manhã, nossas equipes já deixaram as praias limpas . O maior esforço é feito pelas nossas equipes”, conclui Ribeiro.
O trabalho das equipes da Prefeitura de Matinhos começam durante a madrugada, com a limpeza do calçadão e da areia da Praia Mansa (Caiobá) até o Balneário Monções, na divisa com Pontal do Paraná.

COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO
Diante do volume recorde, a Prefeitura reforça o pedido de colaboração da população:
- Descarte o lixo preferencialmente pela manhã, próximo ao horário da coleta.
- Evite deixar resíduos expostos durante a noite para não atrair animais.
NÚMEROS
A Prefeitura de Matinhos também divulgou os números e a estrutura da maior operação de limpeza das praias da história do município.
– 140 pessoas entre motoristas, coletadores , operadores de máquinas e pessoal da varrição.
– 40 caminhões caçambas.
– Frota de máquinas como pá-carregadeira, retro escavadeira e escavadeira hidráulica.
Com informações da Prefeitura de Matinhos







