O município de Morretes decretou no dia 19 de julho (quarta-feira) situação de emergência por conta dos estragos provocados pelos vendavais que atingiram a cidade na semana passada, nos dias 12 e 13 de julho. A ocorrência foi provocada por um ciclone que passou pela região Sul do Brasil.
O decreto, assinado pelo prefeito Junior Brindarolli, aponta que os ventos na região chegaram aos 100 km/h e provocaram muitos danos, alguns deles irreparáveis, em residências, barracões, estufas, agriculturas e prédios públicos, chegando a deixar a cidade sem energia elétrica, internet e comunicação durante boa parte do dia 13 (quinta-feira passada).
Com a decretação de situação de emergência, todos os órgãos municipais de Morretes ficam mobilizados para atuar em resposta aos desastres e em caso de risco iminente, enquanto aqueles que moram em locais de risco podem ser retirados de suas casas e realojados para um lugar seguro.
A Defesa Civil do Paraná também segue atuando na cidade de Morretes, ajudando no atendimento à população mais vulnerável afetada pelos fortes ventos. A passagem do ciclone por Morretes afetou 3.355 pessoas e provocou um prejuízo de 7 milhões e 200 mil reais.