Um acidente envolvendo um caminhão carregado com container refrigerado e um ônibus do transporte coletivo urbano de Paranaguá mobilizou equipes de resgate na manhã desta quarta-feira (18), na marginal da Avenida Ayrton Senna da Silva, sentido porto. A colisão ocorreu por volta das 9h, a cerca de 200 metros do viaduto Manfredo Cominese, em frente à Igreja Assembleia de Deus, no bairro Eldorado.
O ônibus fazia a linha Alexandra–Centro e, no momento do impacto, estava com cerca de 30 passageiros a bordo. Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas precisaram de atendimento médico. Duas vítimas foram classificadas como código 1 (ferimentos leves) e outras duas como código 2, com suspeita de lesões mais significativas, sendo todas encaminhadas ao Hospital Regional do Litoral.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com o cabo Guilherme da Silva Jorge, do Corpo de Bombeiros, muitas pessoas já haviam deixado o ônibus por conta própria quando a guarnição chegou. “Quando a gente chegou tinha algumas vítimas ainda dentro do ônibus, outras já tinham saído. No local, fizemos o atendimento de quatro vítimas. Duas foram encaminhadas pela nossa ambulância e duas estão sendo atendidas pela ambulância da EPR Litoral Pioneiro”, explicou em entrevista à Ilha do Mel FM.
Ainda segundo o cabo, o impacto não foi de grande intensidade, mas causou lesões típicas de colisões traseiras. “A maioria das vítimas sofreu com o choque na hora da batida. Algumas bateram a cabeça no encosto do banco, outras relataram dores na região das costas e da nuca. Felizmente, apesar do ônibus estar cheio, não houve vítimas em estado grave”.
O caminhão seguia na mesma pista quando atingiu a traseira do coletivo, que estava parado em um ponto de embarque e desembarque. João Melo, instrutor da Viação Rocio, informou que o motorista do ônibus seguiu o protocolo de segurança da empresa. “Nossos motoristas são orientados a acionar o sistema de alerta cerca de 50 metros antes do ponto. Lamentavelmente, o condutor do caminhão não percebeu que o ônibus estava parando e acabou colidindo”, explicou à Ilha do Mel FM.
Melo destacou ainda que, mesmo com o forte impacto, o motorista conseguiu manter o controle do veículo, o que evitou que o ônibus fosse projetado para fora da pista. “Se ele não tivesse mantido o controle, o ônibus poderia ter sido jogado para um barranco ao lado da via, o que teria agravado muito a situação”.
O trânsito na Avenida Ayrton Senna ficou parcialmente interditado no sentido porto, com formação de filas enquanto durava o atendimento às vítimas e a remoção dos veículos. O Corpo de Bombeiros atuou com caminhão e ambulância do SIATE, garantindo a segurança no local e o socorro imediato.











