Por Luiza Rampelotti
Após seu primeiro mês à frente da Prefeitura de Paranaguá, o prefeito Adriano Ramos (Republicanos) concedeu entrevista exclusiva à Ilha do Mel FM nesta quinta-feira (30), onde fez um balanço das primeiras ações de sua gestão e apresentou uma série de projetos para a cidade. Entre as principais iniciativas, ele destacou os projetos de reforma do Teatro Rachel Costa, de construção de um novo Mercado do Peixe, de revitalização da Rua da Praia e da criação de uma trincheira na passagem de nível da Roque Vernalha. O prefeito também abordou temas como saúde, saneamento básico, reforma administrativa e a retomada do Carnaval.
Primeiro mês de gestão: trabalho intenso e primeiras conquistas
Adriano ressaltou o ritmo acelerado da administração, com jornadas diárias de até 17 horas, e elogiou a dedicação de sua equipe. Entre as primeiras conquistas, destacou a liberação de R$ 1,7 milhão para a reforma do Teatro Rachel Costa, viabilizada com o apoio do deputado estadual Hussein Bakri (PSD). “Esse teatro é um patrimônio histórico da nossa cidade e estava em condições muito precárias. Agora, conseguimos os recursos para revitalizá-lo“, afirmou.
Outra medida emergencial tomada pelo governo foi a interdição do trapiche da Estação Náutica, que estava em situação de risco. Em parceria com o governo estadual, um novo trapiche flutuante foi providenciado e deve ser instalado nos próximos dias.
Novo Mercado do Peixe e revitalização da Rua da Praia
Uma das principais pautas da gestão é a construção do novo Mercado do Peixe, que substituirá a estrutura condenada do Brasílio Abud. O projeto, que estava engavetado desde 2020, foi retomado e contará com 30 novos boxes, uma depuradora de ostras e espaços adequados para limpeza e comercialização de pescados. O novo mercado será construído atrás do Mercado Municipal Newton Abel de Lima, enquanto a área onde está o atual mercado será transformada em um estacionamento.
Além disso, Adriano afirmou que toda a Rua da Praia deve ser revitalizada, um projeto encomendado pelo governador Ratinho Junior (PSD) ao arquiteto Ricardo Amaral. Segundo o prefeito, a proposta já está pronta e será ajustada pelos secretários de Planejamento e Trabalho antes de ser apresentada oficialmente ao Governo do Estado.
Obras na Conselheiro Sinimbu e casarões históricos
Outro projeto em andamento é a transformação da Rua Conselheiro Sinimbu, entre a Catedral e a Igreja São Benedito, em um boulevard. O objetivo é criar um espaço moderno e atrativo entre as igrejas, promovendo lazer e turismo na cidade.
“Queremos transformar essa área em um boulevard, algo que Paranaguá merece. O projeto está sendo desenvolvido internamente por servidores municipais e será um grande diferencial para o Centro Histórico“, completou o prefeito, que afirmou que os recursos para essas obras serão buscados junto ao governo estadual, dentro do planejamento de investimentos da atual gestão.
Já no que diz respeito ao patrimônio histórico, Adriano Ramos afirmou que a secretária estadual de Cultura, Luciana Casagrande, visitou casarões do Centro Histórico pertencentes ao governo estadual para elaborar um plano de recuperação. “Entre os imóveis, está o Palácio Visconde de Nácar, cuja restauração será feita pelo Governo do Estado em parceria com a Klabin”, anunciou o prefeito.
Passagem de nível na Roque Vernalha
O prefeito também destacou que a gestão recebeu quatro propostas para solucionar o problema da passagem de nível na Avenida Roque Vernalha. “O rebaixamento ferroviário está descartado por conta do custo elevado. A opção mais viável é a construção de uma trincheira, permitindo que os veículos passem por baixo da linha férrea“, explicou. O projeto contará com apoio do deputado estadual Alexandre Curi para captação de recursos junto ao governo estadual.
Crise na saúde: gratificações cortadas e problemas na UPA
A situação da saúde municipal foi um dos temas mais polêmicos abordados. Ramos revelou que a gestão anterior não comunicou que a gratificação dos médicos da UPA seria cortada em janeiro, causando uma crise na escala de plantões. “Nós não tivemos transição, e isso foi uma pegadinha deixada pelo ex-prefeito Marcelo Roque“, criticou.
Segundo ele, a Prefeitura já iniciou tratativas para reverter a situação e elaborar um novo projeto que garanta a remuneração justa dos profissionais. “A gratificação tem que ser por mérito, para quem trabalha, e não como era antes, quando até quem estava de férias recebia“, explicou.
Reforma administrativa: cortes e criação de novas secretarias
Na entrevista, Adriano Ramos também comentou sobre a reforma administrativa que será votada na Câmara Municipal nesta quinta-feira (30), às 20h. Ele afirmou que no Projeto de Lei enviado à Câmara, algumas secretarias foram extintas, como a Secretaria de Gabinete Institucional, criada na gestão anterior, e a Unidade Gerencial de Projetos (UGP), que, segundo ele, servia apenas para abrigar aliados políticos.
Em contrapartida, o projeto prevê a criação de novas secretarias, como a Secretaria Municipal de Fiscalização (Semfisc), que terá como função monitorar contratos públicos e fiscalizar empresas concessionárias como a Paranaguá Saneamento e a Viação Rocio. Outra novidade é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que terá o objetivo de atrair indústrias e fomentar a economia local.
Além disso, foram criadas 100 novas funções gratificadas para servidores municipais e 50 cargos comissionados, especialmente para reforçar a administração da Ilha dos Valadares e das subprefeituras. Apesar do aumento, Ramos garantiu que a reforma trará uma economia de cerca de R$ 2 milhões ao ano, principalmente com o corte de 84 superintendências que recebiam altos salários.
Saneamento básico: fim da “farra” com a Paranaguá Saneamento
Outro tema abordado foi a relação da Prefeitura com a empresa Paranaguá Saneamento. Adriano criticou o aditivo ao contrato assinado na gestão anterior, que garantiu a concessão até 2045 sem exigir redução das tarifas de água e esgoto. “Se for preciso, colocamos mil pessoas na frente da empresa para defender a população“, disse.
Por fim, o prefeito anunciou a volta do Carnaval em Paranaguá. Segundo ele, o evento ainda será modesto neste ano, mas a cidade retomará suas festas tradicionais, incluindo a Paixão de Cristo e a Festa da Tainha. “Nós ainda faremos o melhor Carnaval do Paraná“, prometeu.