O aeroporto municipal de Guaratuba, no Litoral, passará por uma ampla reforma e ampliação com investimento de R$ 33 milhões do Governo do Estado. O anúncio foi feito na terça-feira, 26, durante reunião entre secretários estaduais e representantes da Prefeitura de Guaratuba, na Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), em Curitiba.
PROJETO
Elaborado pelo Paraná Projetos, o plano prevê a ampliação da pista de 1.000 para 1.300 metros de comprimento e de 18 para 23 metros de largura. A estrutura ficará adequada às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber aeronaves de maior porte, como o ATR 42-300, utilizado em voos comerciais de curta distância.
“O novo aeroporto de Guaratuba vai permitir, inclusive, a operação de voos comerciais, acompanhando a transformação que a nova ponte trará para todo o Litoral”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia.
DESENVOLVIMENTO
Para o secretário das Cidades, Guto Silva, o empreendimento integra um processo de transformação regional.
“O novo Litoral é uma decisão política de transformação. Hoje anunciamos mais um lote, com o novo aeródromo de Guaratuba, que será fundamental para atrair turistas e projetar a aviação comercial no futuro”, afirmou.
Foto: Felipe Henschel/AEN
MELHORIAS
A intervenção inclui área de retorno para aeronaves, ampliação da área de segurança, duplicação do pátio para 4,8 mil metros quadrados, nova pista de serviços, sinalização retroreflexiva e sistema de balizamento noturno em LED. O projeto também prevê reforço na segurança com muro de concreto e cerca galvanizada.
Um pátio com capacidade para até duas aeronaves será construído, além de estudos ambientais e eventuais desapropriações necessárias.
PRÓXIMOS PASSOS
Com a finalização do projeto, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística assumirá a contratação da empresa responsável pela execução e fiscalização das obras. O secretário Sandro Alex confirmou que os recursos já estão reservados.
“Esse projeto integra um grande pacote de investimentos no Litoral, incluindo a Ponte de Guaratuba e melhorias em transporte aéreo, saúde, turismo e setor produtivo”, disse.
O prefeito Mauricio Lense ressaltou os benefícios para a cidade.
“O aeródromo traz mais segurança para situações de emergência e resgate, além de atrair um novo perfil de turistas que vêm impulsionando investimentos no setor imobiliário”, afirmou.
OUTRAS OBRAS
A ampliação do aeroporto soma-se a outras iniciativas no município, como a construção da Ponte de Guaratuba, já com mais de 70% concluída, e a revitalização da orla e das praias Central, Caieiras e Prainha, que terão obras de engorda da faixa de areia, ciclovias, drenagem e paisagismo.
Também estão em andamento projetos de infraestrutura em parceria com Santa Catarina, como a duplicação da rodovia SC-417, em Garuva, que deve melhorar o acesso à cidade.
PRESENÇAS
Participaram da reunião o presidente do Ipardes, Jorge Callado; o diretor de Planejamento e Projetos do Paraná Projetos, Célio José Gonçalves Watter; e o deputado estadual Denian Couto.